Realizou-se a 7 de novembro, a Taça da Europa de Quarteira elite feminina, onde participaram cinco triatletas nacionais.
Maria Tomé alcançou a quinta posição, conquistando ainda a medalha de bronze no Campeonato do Mediterrâneo, naquele que é o seu primeiro ano na categoria de elite.
Quanto às outras atletas em competição, Inês Oliveira ficou no 23.º lugar com 02:11:44, Beatriz Santos passou a meta logo a seguir na 24.ª posição com 02:12:00 e Joana Miranda fez 26.º lugar com o tempo 02:15:26. Beatriz Pinto não terminou a prova.
Logo na natação imprimiu-se um ritmo forte encabeçado por Ilaria Zane da Itália, principalmente na segunda volta, o que obrigou a que as outras atletas a seguissem.
Maria Tomé saiu bem posicionada da natação «apesar de haver triatletas a quererem sempre passar para a frente, principalmente na segunda volta.» No ciclismo houve de início um trabalho conjunto, mas «quando o grupo grande nos apanhou ficou muito mais difícil.»
Desde o início do ciclismo que houve uma fuga de duas atletas, a norueguesa Lotte Miller e a italiana Ilaria Zane, que seguiram destacadas do grupo perseguidor, onde se integraram Maria Tomé e Beatriz Santos e cuja distância foi aumentando ao longo da prova. As duas saíram para a corrida bem colocadas, com Maria Tomé na quarta posição e Beatriz Santos a fechar o top 10.
«Posicionei-me o melhor possível para a transição da corrida, sofri um bocadinho principalmente nas primeiras duas voltas, mas consegui ganhar força. Cheguei a estar em sexto, mas depois mesmo no fim consegui ultrapassar para a quinta posição.» Maria Tomé ficou satisfeita com os resultados da prova, que superaram as suas expetativas!
A vencedora da Taça da Europa foi Lotte Miller, da Noruega, com o tempo de 02:02:52, conseguindo uma extraordinária prestação e, mesmo depois de uma queda de bicicleta sem gravidade, conseguiu passar de novo para a liderança. Ilaria Zane, da Itália, conquistou a segunda posição com 02:03:47 e Nora Gmür, da Suíça, alcançou o terceiro lugar com 02:03:56.
O ouro do Campeonato do Mediterrâneo ficou em Itália, com a triatleta Ilaria Zane, o segundo lugar pertenceu Cecilia Santamaria Surroca e Maria Tomé subiu ao pódio na terceira posição.
Consulte todas as classificações aqui