Maria Tomé foi quarta classificada na Taça das Américas que se disputou em Salinas, no Equador.
“Correu dentro das expetativas. Iniciei com uma natação não dentro do nível que esperava, mas depois da transição consegui alcançar o segundo grupo. Desmontámos há alguns segundos das primeiras três atletas, o que apenas me permitiu lutar pelo quarto lugar, para o qual dei tudo até ao final da corrida”, explica Maria Tomé.
A triatleta portuguesa completou os 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e 5 km de corrida em 1:03:55, mais 01:26 minutos do que a vencedora, a brasileira Djenyfer Arnold. O pódio feminino ficou completo com a norte americana Tamara Gorman, e com a Japonesa Yuka Sato.
No sector masculino, Miguel Tiago Silva teve sorte diferente. O triatleta português teve um furo na penúltima volta do ciclismo, devido a um vidro, e não completou a prova.
“Tenho muita pena de não ter acabado a prova, mas este tipo de imprevistos pode acontecer e temos de reagir rápido porque os dias continuam a ter 24 horas e há mais provas para fazer. “, resume o triatleta português.
A prova foi ganha pelo brasileiro Miguel Hidalgo. David Mendonza, do México, e o norte-americano Brent Demarest fecharam o pódio.