No passado sábado, dia 15 de Julho, em Panevezys  na Lituânia, realizou-se a Final A e B do Campeonato da Europa de Youth (Cadetes e Juvenis 2ºano).

Os portugueses Ricardo Batista (Clube de Natação de Torres Novas) , José Vieira (Clube de Natação de Torres Novas), Alexandre Ribeiro (Rio Maior Triatlo), após as meias finais realizadas no dia 13 de Julho,  conseguiram apurar-se para a final de  onde apenas  chegaram os 30 melhores atletas  europeus.

Na final A masculina, Ricardo Batista foi o melhor português e obteve um excelente 4º lugar. O atleta concluiu os 300 metros de natação, 8.400m de bicicleta e 2.350m de corrida em 25m07s, mais 15 segundos do que o vencedor, o britânico Daniel Slater. Os também britânicos Matthew Willis e Sam Hart ocuparam os restantes lugares do pódio. José Pedro Vieira (11º lugar) gastou 25m26s na prova, enquanto Alexandre Ribeiro (16º lugar) necessitou de 25m41s.

Na Final B feminina, Inês Rico (Alhandra Sport Club) conseguiu vencer a sua prova de forma categórica em 28m37, alcançando o 31º lugar deste Europeu. Gabriela Ribeiro (Alhandra Sport Club) ressentiu-se com dores após a queda dada na meia final e acabou por desistir logo no início do segmento de ciclismo.

Na Final B masculina, André Bôto (Alhandra Sport Club) foi o melhor atleta Português terminando na 2°posição, a cinco segundos do vencedor, o russo Danil Kondrashov (26m12s) este lugar correspondeu ao 32º lugar neste Europeu. Alexandre Silva (Sport Lisboa e Benfica) outro dos portugueses apurado para a Final B, acabou por ser desqualificado, por de forma involuntária se ter enganado no percurso. De salientar que o atleta se não tivesse sido desqualificado terminaria a prova em 3º Lugar da Final B.

 

Mas foi domingo dia 16 de Julho, também em Panevezys na Lituânia, que o Triatlo Jovem Português esteve ao mais alto nível, onde Inês Rico, José  Vieira, Gabriela Ribeiro e Ricardo Batista, conquistaram a Medalha de Prata nas Estafetas Mistas do Campeonato da Europa, prova onde quatro atletas (dois femininos e dois masculinos), realizam um triatlo, onde o atleta só pode iniciar a sua prova quando o elemento da sua equipa lhe passar o testemunho.

Inês Rico foi a primeira atleta lusa a entrar na competição, a atleta realizou uma excelente prova tendo passado o testemunho a José Vieira em 3º lugar. José Pedro Vieira conseguiu após um segmento de natação muito bem conseguido sair destacado com mais 2 atletas (equipa Inglesa e Italiana), Gabriela Ribeiro recebeu o “testemunho” em 2º Lugar e após uma excelente prova a solo tocou na mão do seu colega de equipa na mesma posição a somente 8 segundos do 1º lugar. O quarto atleta português, Ricardo Batista entrou na água, em 2°lugar mas no fim do segmento de natação já liderava a prova. O ciclismo foi muito tático, tendo Ricardo Batista tentado várias vezes a fuga. Na corrida foi o atleta inglês que foi mais forte dando a vitória à Inglaterra, ficando a equipa Portuguesa a 14 segundos do conjunto britânico, terminando a prova Portugal e em 1:07.24 horas.

 

Portugal encerra assim um fim de semana de grande qualidade no que aos atletas mais jovens diz respeito, mostrando bons indicadores do trabalho de Formação realizado nos clubes.