Realizou-se dia 3 de março, em Abu Dhabi, a etapa inaugural da World Triathlon Championship Series (WTCS), onde os melhores triatletas do mundo entraram em ação, numa prova que se realizou pela oitava vez na capital dos Emirados Árabes Unidos.
Vasco Vilaça estreou-se da melhor forma na primeira prova mundial da época ao arrecadar o segundo lugar com o tempo 00:52:59, tendo sido apenas superado pelo medalhado olímpico inglês Alex Yee, que completou a prova em menos seis segundos. Na terceira posição ficou Manoel Messias, do Brasil, com 00:53:06.
“A época começou da melhor maneira, demonstrando o meu trabalho e consistência do treino durante o inverno», comenta Vasco Vilaça, afirmando também que ‘este resultado lhe dá confiança para lutar por mais pódios o resto da época’.
Apesar de estar muito feliz pela conquista da medalha de prata nesta primeira prova, o triatleta realça a importância da motivação para lidar com as muitas competições que ainda tem pela frente na luta pela qualificação olímpica e pelo pódio no Campeonato do Mundo de Triatlo em 2023.
A representar a seleção nacional estiveram também presentes Maria Tomé, Melanie Santos, João Pereira, João Silva e Ricardo Batista.
João Pereira fez uma boa prova conquistando a 23.ª posição (00:53:53), seguido na 33.ª posição por Ricardo Batista com 00:54:02. João Silva cruzou a meta em 51.º lugar com o tempo de 00:56:22.
Na prova feminina, Melanie Santos (00:59:48) conquistou a 30.º posição e Maria Tomé terminou em 44.º lugar (01:00:57).
Duplo pódio para a Grã-Bretanha com Beth Potter, que foi a atleta mais rápida a chegar à meta, logo seguida da sua compatriota Sophie Coldwell, com os tempos 00:57:56 e 00:58:14 respetivamente. Em terceiro lugar ficou a americana Taylor Spivey com 00:58:27.
A primeira competição em Abu Dhabi foi um excelente momento para aferir a condição física dos triatletas e preparar as competições para o resto da época, onde os participantes procuram, também, angariar valiosos pontos para a qualificação olímpica, numa época que começa em março e termina em setembro.
Depois desta primeira etapa em Abu Dabhi, seguem-se nos dias 3 e 4 de maio as WTCS de Yokohama e Cagliari (27 e 28). Montreal recebe a quarta prova nos dias 24 e 25 de junho e a icónica competição de Hamburgo acontece logo a 15 e 16 de julho, mês em que se realiza também, e pela primeira vez, uma WTCS em Sunderland (29 e 30). Pontevedra recebe nos dias 23 e 24 de setembro a importante finalíssima do mundial de Triatlo.
Resultados aqui