Melanie Santos foi 8ª classificada no Campeonato de Mundo de Sub23 que teve lugar em Cozumel, México. A jovem triatleta do Alhandra Sporting Club somou mais um sólido resultado dentro do top10 mundial numa prova em que se apresentou competitiva desde os momentos iniciais. Melanie iniciou o segmentou de natação com uma boa performance que lhe permitiu manter-se na perseguição pela liderança da competição. O segmento de corrida acabou por se mostrar conclusivo e Melanie conquistou o 8º lugar da geral. Depois de uma época de grande desgaste competitivo apresentado pelo exigente circuito onde habitualmente compete, a jovem triatleta nacional demonstrou ser constante na obtenção de resultados internacionais de alto nível. Na mesma prova Helena Carvalho, Sporting Clube de Portugal, foi 27ª classificada. A alemã Laura Lindemann apresentou excelente qualidade no segmento de corrida e sagrou-se Campeã do Mundo no escalão Sub23.
Na competição masculina a representação lusa foi levada a cabo por intermédio de Filipe Azevedo, Rio Maior Triatlo, e David Luís, Portugal Talentus. Filipe Azevedo foi o melhor português em prova e terminou a sua prestação dentro do top20 alcançando o 18º lugar. Numa prova que ficou marcada pelo alto nível competitivo apresentado, David Luis terminou no 41º lugar. Jorik Van Egdom (NED) foi o mais rápido entre todos os concorrentes e sagrou-se Campeão do Mundo de Sub23.
Neste momento também os atletas do escalão Júnior já tiveram oportunidade de prestar provas da sua qualidade e, mais uma vez, observámos um desempenho de destaque por parte de Vasco Vilaça. O Campeão da Europa no escalão Youth, que compete em Portugal com as cores do Teleperformance – Os Belenenses, voltou a comprovar o seu alto nível competitivo em grandes eventos internacionais e conquistou o 10º na geral masculina. Duarte Brás foi 24º classificado e o seu colega de equipa ao serviço do Clube Olímpico de Oeiras, Tiago Siva, foi 67º. O Norte-Americano Austin Hindeman foi o melhor em prova em conquistou o título mundial de Júniores.
Portugal foi ainda representado pelas triatletas que competiram na prova feminina do escalão Júnior. Madalena Almeida foi 24º classificada e alcançou o seu melhor resultado em campeonatos do mundo. Gabriela Ribeiro, Alhandra Sporting Club, não terminou a prova.
Os Campeonatos do Mundo de Triatlo continuam a ser disputados e têm no dia de amanhã uma das suas provas principais. A Elite Masculina competirá na cidade mexicana e será marcada pela presença de quatro nomes sonantes do triatlo português. João Pereira, João Silva, Miguel Arraiolos e Pedro Palma constituirão a formação lusa que competirá na finalíssima do circuito mundial WTS.