A Taça do Mundo contou com boas prestações nacionais com Gabriela Ribeiro em 13º , Helena Carvalho em 15º e Vera Vilaça em 22º.
As quatro triatletas femininas participaram na Taça do Mundo de Valência, que se realizou dia 7 de novembro de 2020 e contou com 32 atletas de vários países.
Gabriela Ribeiro, Helena Carvalho, Melanie Santos e Vera Vilaça concretizaram um segmento de natação muito forte saindo nos primeiros lugares com a brasileira Djenyfer Arnold.
O ciclismo contou com quatro voltas muito planas, embora o piso ainda molhado oferecesse dificuldades acrescidas, obrigando a um cuidado extra nas curvas, principalmente por parte das atletas menos experientes.
As triatletas nacionais continuaram fortes no segundo segmento integrando todas o grupo da frente do ciclismo onde se mantiveram com mais quatro atletas, que, entretanto, se tinham aproximado.
O grupo de oito elementos da frente, onde se incluiam as atletas nacionais, tentou imprimir um ritmo no ciclismo para aumentar a diferença para o grupo perseguidor, incluindo as atletas nacionais, mas foi apanhado ao final da primeira volta, com a ajuda da suíça Nicole Spirig, muito forte neste segmento.
O grupo ficou assim composto por cerca de 20 atletas que se manteve até à corrida, onde ficou tudo em aberto e dependente de uma boa transição e de um último segmento forte.
Depois de uma rápida transição, Melanie Santos integrou a corrida no grupo da frente, juntamente com a triatleta suíça, a alemã, a italiana Mallozzi (campeã mundial de juniores), Luisa Batista e Beth Potter, da Grã-Bretanha, esta última a evidenciar um excelente nível de corrida, destacando-se dos restantes elementos do grupo.
Com um segmento muito forte, a inglesa destacou-se cada vez mais na corrida, com Nicole Spirig, LisaTertsch e Luisa Batista, e também Melanie Santos no encalço.
Foi uma boa prova de todas as atletas nacionais, com Melanie Santos a conseguir a 8ª posição com 00:57:10, Gabriela Ribeiro a ficar em 13º lugar com 00:58:02, seguida de Helena Carvalho, que alcançou o 15º lugar, com 00:58:19 e Vera Vilaça que obteve a 22ª posição.
A vitória pertenceu à britânica Bett Potter com o tempo de 00:56:35, no segundo lugar, com 38 anos, ficou Nicola Spirig com 00:56:38 e em terceiro lugar subiu ao pódio Lisa Tertsch com 00:56:39.
As atletas preparam agora a próxima época que se prevê ainda incerta e que, entre as provas de qualificação, inclui a realização da grandiosa, esperada e adiada competição: os Jogos Olímpicos em 2021.
Muitos parabéns às nossas atletas!