Este sábado, dia 20 de Maio, ficou marcado pela mais importante competição individual de triatlo disputada em Portugal. O Campeonato Nacional Individual de Triatlo juntou, em Sines, centenas de triatletas que procuraram a conquista do mais alto lugar possível.
Com partidas separadas por género foram os homens os primeiros a enfrentar as águas da Praia Vasco da Gama. No final dos primeiros 1,5km da competição Pedro Gaspar, Portugal Talentus, foi o primeiro a sair da água seguido de perto pelo seu colega de equipa David Luis e André Dias, Sporting Clube de Portugal. Após um intenso e competitivo segmento de ciclismo que totalizou 40km os triatletas lançaram-se para a decisão da prova na corrida. Ao longo de 10km percorridos com o porto de Sines como pano de fundo, David Luis afirmou-se como o principal favorito à vitória final da competição e distanciou-se da concorrência. O triatleta do Portugal Talentus cortou a meta com uma vantagem confortável para o segundo classificado e conquistou o título de Campeão Nacional de Triatlo de 2017. Pedro Gaspar terminou a prova na segunda posição e sagrou-se Vice-Campeão Nacional de Triatlo. Em terceiro lugar terminou Alexandre Nobre, também triatleta do Portugal Talentus.
Na competição masculina o favoritismo incidia sobre Melanie Santos. A triatleta internacional portuguesa que compete pelas cores do Sport Lisboa e Benfica confirmou o favoritismo e venceu a prova de forma categórica. No segmento inicial de natação foi acompanhada de perto pela atleta do Sporting Clube de Portugal, Liliana Alexandre, mas rapidamente procurou isolar-se na frente da competição. Os fortes parciais no segmento de ciclismo e de corrida permitiram que a triatleta cortasse a meta com uma vantagem para a segunda classificada superior a cinco minutos. Sagrando-se, dessa forma, Campeã Nacional de Triatlo. Andreia Ferrum, Outsystems Olímpico de Oeiras, sagrou-se Vice-Campeã Nacional, ao obter o segundo lugar na prova, e Liliana Alexandre encerrou o pódio feminino na terceira posição.
No mesmo dia, a anteceder as competições do Campeonato Nacional, foi realizada uma prova aberta. Destinada a todos os interessados em participar a prova foi disputada no formato super sprint (300m/8km/2km). André Bôto, Alhandra Sporting Club, e Joana Tomé, GDR Manique de Cima, foram os grandes vencedores da prova.
O Triatlo de Sines foi uma organização da Câmara Municipal de Sines que contou com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal e assinalou mais um grande dia de competições, dando a conhecer o novos campeões nacionais de 2017.