No dia 10 de outubro, realizou-se em Alhandra o Campeonato de Triatlo do Mediterrâneo 2020.
Realizou-se no dia 10 de outubro o Campeonato do Mediterrâneo, que contou com 13 atletas nacionais e 17 atletas estrangeiras.
Gabriela Ribeiro saiu da natação muito bem posicionada na primeira posição, seguida de Helena Carvalho, as duas triatletas a alcançar um excelente segmento; Melanie Santos e Vera Vilaça a sair logo a seguir.
Gabriela Ribeiro e Helena Carvalho partiram no primeiro grupo, ao qual se juntou Vera Vilaça, Emma Varga, da Suécia e Sara Guerrero Manso, de Espanha.
Melanie Santos e a atleta da Bélgica Jolien Vermeylen acabaram por se juntar ao grupo da frente, que passou assim a ser constituído por sete atletas, entre elas quatro portuguesas, grupo que se manteve até ao final do segmento.
O segundo grupo ficou composto por cinco atletas com três atletas nacionais, Ana Ramos, Inês Rico, Maria Tomé e Madalena Almeida e três triatletas espanholas.
Vera Vilaça, Melanie Santos e Emma Varga saíram para o último segmento quase em simultâneo já com uns segundos de vantagem para as restantes, com Gabriela Ribeiro no encalce quase a seguir. Formou-se um grupo da frente no último segmento que contou com duas atletas nacionais, com Melanie a destacar-se, seguida Gabriela Ribeiro e a atleta belga, esta última a cair um pouco ritmo ao longo dos 5km.
Melanie realizou uma corrida sozinha, ganhando a competição com Gabriela Ribeiro e a atleta belga no encalce, atletas que alcançaram a segunda e terceira posição da geral. Sara Guerrero Manso ficou em 4º da geral, subindo à terceira posição do pódio do Mediterrâneo.
Destaque também para Helena Carvalho que realizou uma boa prova, conseguindo a quinta posição da geral.
Melanie Santos, no regresso às vitórias, refere que foi uma prova dura, com a água estava um pouco ‘picada’, o que impediu andar nos pés. «No ciclismo apanhámos vento, mas o grupo trabalhou muito bem na bicicleta e na corrida dei o meu máximo para conseguir ganhar vantagem.»
Depois do ano atípico, a triatleta nacional sentiu-se bem na única prova do Campeonato do Mundo em Hamburgo que se realizou no início de setembro, a triatleta nacional afirmou que ‘é excelente ganhar agora uma prova em casa’.
Melanie Santos irá competir na Taça do Mundo em Valência, dia 7 de novembro, terminando a época em casa, na Taça da Europa de Quarteira, no dia 27 do mesmo mês.
Para Gabriela Ribeiro, que fez três segmentos muito equilibrados, com destaque para a natação afirmou: «A a natação correu bem, tentei dividir os grupos, no ciclismo trabalhámos em conjunto e na corrida dei o meu máximo para manter a segunda posição».
De um modo geral, as classificações das atletas nacionais foram muito boas, com sete atletas no top 10 e boas performances de modo geral.
Classificações do Campeonato do Mediterrâneo
1º Melanie Santos
2º Gabriela Ribeiro
4° Helena Carvalho
5° Vera Vilaça
8°Maria Tomé
9° Madalena Almeida
10°Ana Ramos
12°Inês Oliveira
17°Raquel Rocha
20°Inês Rico
21°Joana Oliveira
22°Beatriz Santos
24°Joana Miranda
Muitos parabéns a todas as atletas!