Yokohama marcou o calendário competitivo internacional ao receber, este sábado, dia 13 de Maio, a terceira etapa do circuito mundial das World Triathlon Series. Seis dezenas dos melhores triatletas do mundo enfrentaram as adversas condições climatéricas da cidade portuária japonesa e aventuraram-se ao longo de 1,5km de natação seguidos de 40km de ciclismo e de 10km de corrida.

Na cidade que traz boas memórias às cores nacionais e que observou a vitórias lusas num passado próximo a sorte dos nossos atletas não foi a melhor.

João Silva iniciou-se no segmento de natação com boas sensações, promissoras para cumprir uma boa prestação, mas infelizmente foi vitima de azar ainda durante segmento inicial. O triatleta olímpico português ficou preso numa das boias do percurso e, como consequência, perdeu preciosos lugares, sendo forçado a abandonar a competição no final do segmento de ciclismo. Miguel Arraiolos também partiu para a prova com boas sensações mas ficou retido no segundo grupo do ciclismo e terminou a prova na 36ª posição.

A etapa foi ganha pelo espanhol Mario Mola que venceu em Yokohama pelo segundo ano consecutivo. O seu compatriota Fernando Alarza foi segundo classificado e o norueguês Kristian Blummenfelt completou o pódio na terceira posição.

A presença portuguesa nas competições internacionais apresentou, ao longo do presente ano, fortes argumentos que validam a qualidade dos nossos atletas. Nesse sentido, devemos continuar a confiar e apoiar as nossas cores e suas futuras prestações nos demais palcos internacionais.

 

Fotografia: Delly Carr/ITU