Mundial 2024: Maria Tomé e Filipe Marques de bronze

Mundial 2024: Maria Tomé e Filipe Marques de bronze

Maria Tomé (sub-23) e Filipe Marques (paratriatlo) conquistaram a medalha de bronze nos campeonatos do mundo de triatlo e paratriatlo, disputados em Torremolinos, Espanha (17-20 outubro).

Numa corrida decidida nos metros finais, Maria Tomé, que veio na frente do grupo da liderança durante muito tempo, acabou por ser terceira, a seis segundos da vencedora, a húngara Karolina Helga Horváth que gastou 1:57.13 horas, e a dois da eslovaca Zuzana Michalickova, que ficou com a prata.

Em declarações à assessoria da Federação Portuguesa de Triatlo, Maria Tomé disse “estar com uma mistura de emoções” por não ter chegado ao ouro, mas sabe bem “chegar ao final da época com uma medalha num Mundial, depois da grande época” que teve, com o “grande feito” do 11.º lugar em Paris’2024.

Mariana Vargem, a outra triatleta portuguesa em prova, terminou na 37.ª posição. No sector masculino, ainda no escalão de sub-23, Gustavo do Canto foi 55º e Gabriel Santos não terminou a prova por problemas mecânicos.

Filipe Marques brilha no Paratriatlo

O paralímpico português Filipe Marques conquistou a medalha de bronze, na categoria PT5, cerca de três semanas depois de se ter sagrado vice-campeão europeu.

Filipe Marques, que tem um problema de mobilidade num dos pés, terminou a prova a 1.17, minutos do canadiano Stefan Daniel, vencedor da prova, com a marca de 59,26 minutos, e atrás do australiano Jack Howeel, que foi segundo, a 48 segundos do vencedor. Atrás do atleta português terminou o norte-americano Chris Hammer que, no início de setembro, se sagrou campeão paralímpico em Paris2024, competição na qual o português foi quarto classificado.
“Foi uma época muito boa, um quarto lugar nos Jogos Paralímpicos, e agora dois pódios em grandes competições, como o Europeu e o Mundial. Excederam as minhas expectativas, estou motivado para as próximas provas”, afirmou Filipe Marques, no final, acrescentando: “Acabei por ficar à frente do campeão paralímpico e do campeão da Europa, consegui ganhar aos dois, para quem tinha perdido nas provas anteriores”.

João Nuno Batista 7º nos juniores

Na prova júnior, João Nuno Batista alcançou a sétima posição a 23 segundos do vendedor,  o francês Nils Serre Gehri (55.10 minutos), que superou o norte-americano Reese Vannerson (55.11) por apenas um segundo, e o gaulês Achille Besson (55,21), último no pódio, enquanto Rodrigo Pissarra ficou em 47º.
No sector feminino, Cassilda Carvavalho terminou a prova no 50º posto.
2024-10-19T10:40:09+01:00
Go to Top