Maria Tomé (sub-23) e Filipe Marques (paratriatlo) conquistaram a medalha de bronze nos campeonatos do mundo de triatlo e paratriatlo, disputados em Torremolinos, Espanha (17-20 outubro).
Numa corrida decidida nos metros finais, Maria Tomé, que veio na frente do grupo da liderança durante muito tempo, acabou por ser terceira, a seis segundos da vencedora, a húngara Karolina Helga Horváth que gastou 1:57.13 horas, e a dois da eslovaca Zuzana Michalickova, que ficou com a prata.
Em declarações à assessoria da Federação Portuguesa de Triatlo, Maria Tomé disse “estar com uma mistura de emoções” por não ter chegado ao ouro, mas sabe bem “chegar ao final da época com uma medalha num Mundial, depois da grande época” que teve, com o “grande feito” do 11.º lugar em Paris’2024.
Filipe Marques brilha no Paratriatlo
O paralímpico português Filipe Marques conquistou a medalha de bronze, na categoria PT5, cerca de três semanas depois de se ter sagrado vice-campeão europeu.
“Foi uma época muito boa, um quarto lugar nos Jogos Paralímpicos, e agora dois pódios em grandes competições, como o Europeu e o Mundial. Excederam as minhas expectativas, estou motivado para as próximas provas”, afirmou Filipe Marques, no final, acrescentando: “Acabei por ficar à frente do campeão paralímpico e do campeão da Europa, consegui ganhar aos dois, para quem tinha perdido nas provas anteriores”.