Filipe Marques venceu a Taça do Mundo de paratriatlo na classe de PTS5, que decorreu em Alhandra, enquanto Luís Xavier foi sétimo classificado na sua estreia internacional.
Filipe Marques, que tem um problema de mobilidade num dos pés, concluiu os segmentos de natação (750 metros), bicicleta (20 quilómetros) e corrida (cinco quilómetros) em 59.13 minutos, deixando o russo Aleksandr Konychev em segundo (01:02.35 horas) e o brasileiro Ruiter Silva em terceiro (01:03.16).
A uma semana de participar no Campeonato do Mundo em Torremolinos, em Espanha, o paratriatleta venceu a competição em Alhandra pelo quarto ano seguido, depois de ter protagonizado a estreia do triatlo português em Jogos Paralímpicos com um quarto lugar em Paris2024.
“É sempre espetacular ganhar aqui em Alhandra. É a única oportunidade no ano em que posso competir em casa. É uma grande motivação para conseguir um excelente resultado para a semana. Com a experiência que tive em Paris, vou tentar melhorar em alguns aspetos e um pódio seria espetacular, porque seria o primeiro em Mundiais”, sublinhou em declarações à equipa de comunicação da FTP.
Já Luís Xavier, que fez a estreia internacional, terminou na sétima posição, em 01:07.16 horas.