Nove trialtletas portugueses vão participar no Campeonato da Europa de Triatlo que se vai disputar, este fim de semana, em Genebra, nas categorias de elite e juniores. Os atletas convocados pelo seleccionador já estão na Suiça e vão regressar no dia seguinte à competição.
Desses nove atletas, quatro deles vão participar na prova de elite. São os casos de Miguel Arraiolos, Pedro Laginha Palma, Gil Maia e ainda Alexandre Nobre. Em declarações ao site oficial da Federação do Triatlo de Portugal, Miguel Arraiolos definiu, com clareza, o que seria um resultado de acordo com a sua expectativa.
“O grande objectivo é ficar no top 12, para renovar a minha integração no projecto olímpico, mas também sei que vai estar em competição um grupo de atletas de muita qualidade e atingir esse objectivo torna-se difícil. No entanto, vou manter essa expectativa e lutar por ela”, adiantou.
Miguel Arraiolos é, assim, um dos atletas portugueses sobre os quais recai a esperança de uma boa participação na prova de elite.
Os restantes atletas , em declarações à assessoria de imprensa da FTP definiram quais as suas expetativas:
Gil Maia
Após ter tido uma lesão que me obrigou a parar de treinar um mês, as minhas expectativas ainda são exigentes porque sei que apesar disso, ainda consegui realizar um bom trabalho preparatório. Neste momento sinto-me em boa forma, mas apesar disso, como é a minha primeira participação num campeonato da Europa de Elites, espero apenas poder realizar o melhor resultado possível. Um top 30 seriam um resultado satisfatório”.
De resto, outros cinco atletas estarão a participar, no dia seguinte, na competição de juniores, para a qual foram convocados Madalena Almeida, Alexandra Santos, Luisa Condeço, Tiago Leão e Tomás Azevedo.
Madalena Almeida
“É o meu segundo Campeonato da Europa, por isso quero melhorar o resultado do ano passado e entrar no top 10.”
Alexandra Santos
“Vai ser uma prova importante, tenho estado a treinar bem e acho que tem tudo para correr bem. As expetativas não são muito elevadas, será a primeira vez no Campeonato da Europa mas vou dar o meu melhor”.
Luisa Condeço