O Campeonato do Mediterrâneo realizou-se este ano em Portugal, em Sines e recebeu cerca de 40 atletas.

A Federação do Mediterrâneo foi criada em 2008 na Grécia, com o objetivo de juntar os países banhados pelo mediterrâneo para se apoiarem no crescimento e desenvolvimento da modalidade.

O Campeonato do Mediterrâneo está aberto a países que integram a Federação do Mediterrâneo, da qual Portugal faz parte, devido à sua proximidade geográfica. No caso de do evento em Sines, este recebeu simultaneamente a Taça da Europa, pontuando por isso para o ranking europeu e mundial.

Atualmemente, a maioria dos países considerados mediterrânicos, onde se inclui Portugal, é membro da Federação do Mediterrâneo, pelo que a meta vai sendo progressivamente atingida.

O primeiro Campeonato do Mediterrâneo realizou-se em 2015 na Grécia, seguiu-se uma competição em Itália, outra edição em Espanha em 2018 e este ano o evento realizou-se em Portugal em Sines que decidiu os Campeões do Mediterrâneo 2019 (ver notícia aqui)

Vera Vilaça, Madalena Almeida, Gabriela Ribeiro e Helena Carvalho estiveram sempre no primeiro grupo de ciclismo, pelo que tudo se decidiu na corrida, com três atletas femininas no Top 10

Em Portugal, este evento foi associado a uma Taça da Europa de Triatlo para permitir que os atletas pontuasssem para o ranking mundial e europeu (os primeiros oito e os primeiros dezasseis respetivamente): «Credibiliza a imagem do nosso país, reforça Sines como um destino turístico, desportivo e organizativo de referência e permite aos atletas competirem num percurso emblemático da modalidade», afirma Vasco Rodrigues, da Federação de Triatlo de Portugal. O vereador da Câmara Municipal de Sines, José Arsénio, refere que Sines é um destino «que a grande maioria das pessoas aprecia, com boa praia, paisagens e uma excelente gastronomia local, além de reunir ótimas condições para a prática de Triatlo.

«Neste Campeonato participaram mais de 35 atletas do Mediterrâneo, o que é um número significativo e satisfatório», afirma Aldo Lucarini, Diretor Geral da Federação de Triatlo do Mediterrâneo.

O dirigente da Federação do Mediterrâneo explica que ‘não existe ainda um circuito, mas um campeonato anual, podendo variar de maio a outubro’. O ideal é «que este Campeonato se realize no final da época, em que os triatletas procuram uma prova final quando estão mais libertos das provas da temporada».

A ideia é continuar a engrandecer esta Federação do Mediterrâneo, colocando no mapa as provas do Campeonato, levando a uma participação dos atletas cada vez mais massiva, dando força a todos os países membros.

Com 10 atletas nacionais em prova, Portugal conseguiu um top 10 entre os triatletas portugueses