Com grandes prestações em diferentes partes do mundo, Portugal foi representado ao mais alto nível em competições internacionais de Triatlo de Longa Distância.
Vanessa Pereira foi segunda classificada na dura prova do Israman em Israel. Terminou o total de 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida em 11:31:53, tendo sido unicamente suplantada pela atleta “da casa”, a israelita Antonina Reznikov. Desta forma soma mais uma excelente classificação no cenário internacional da longa distância e deixa bons indicadores para aquele que ainda é um inicio de época.
Bruno Pais, duas vezes Olímpico e um dos maiores nomes do Triatlo Nacional, esteve presente no Ironman 70.3 do Panamá. Com difíceis condições climatéricas de calor e humidade que testaram a condição física de todos os participantes, Bruno classificou-se na 10ª posição e reafirmou o seu lugar entre os melhores atletas da modalidade. A prova foi vencida por Lionel Sandres (Canadá) que completou os 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida em 3:38:52, menos 10 minutos que o triatleta Luso.
Excelentes indicadores dos dois triatletas portugueses em condições adversas e numa fase do calendário ainda precoce para o habitual cenário competitivo europeu.