O circuito do Xterra vai passar na Golegã no dia 2 de junho.

O Xterra é um evento multidesportivo fora de estrada, uma competição dura num formato que combina a natação, com bicicleta de montanha e o trail. Esta modalidade mistura o triatlo, a bicicleta de montanha e a ‘lei do mais forte’. A prova tem a categoria de elite – onde são necessários alguns resultados internacionais – e a categoria de age groups, em que não existe critério de participação.

As distâncias mais comuns são 1,5km a nadar, 30km de bicicleta de montanha e 10km de trail. As corridas são pensadas para terminarem em cerca de duas horas e meia, dedicando 10% à natação, 65% à bicicleta de montanha e 25% de corrida.

O XTerra European Tour 2018 iniciou no dia 15 de abril, com uma prova em Malta e que contou com a presença de atletas portugueses como Rui Dolores, José Estrangeiro e Tiago Maia em elites e Octávio Vicente e Tiago Torres em grupos de idade.

As prestações portuguesas na primeira prova do circuito Xterra!

O segmento de bicicleta de montanha foi a parte mais complicada da prova em Malta

O segmento de bicicleta de montanha foi a parte mais complicada da competição em Malta

Rui Dolores foi 5º no circuito mundial do ano passado e vai participar na próxima prova do circuito que irá realizar-se no dia 28 de abril, na Grécia. O atleta contou-nos a sua prestação em Malta, uma competição desconhecida para ele, já que não tinha participado em 2017. Por isso, aproveitou os dias anteriores para treinar para o percurso, escolher as trajetórias e melhorar as partes técnicas. «Percebi logo que na prova de Malta a parte mais complicada seria a de bicicleta de montanha que tinha longos segmentos em terreno rochoso. Para além de não ser o tipo de piso a que estou habituado a treinar, o tipo de bicicleta com suspensão apenas à frente não era claramente a melhor opção nesta prova. Consegui fazer uma prova consistente, com uma natação e corrida onde notei melhorias em relação à época passada. O BTT é onde ainda há trabalho por fazer para conseguir aproximar-me das posições mais altas. Contudo, dei o que tinha e não tinha, arrisquei dentro do possível e fiquei muito satisfeito com o resultado de 9º lugar. Rui Dolores tem como objetivo melhorar o 5º do ranking alcançado em 2017, havendo para isso um longo caminho a percorrer.

Quanto a José Estrangeiro, que também participou nesta competição, disse «que passou um dia divertido, sem quedas, nem pés torcidos! Para o triatleta habituado a longas distâncias, mas não a uma competição com estas características,  foi uma experiência espetacular que espera repetir mais vezes! «Finalmente, encontrei uma prova com boas sensações nos três segmentos! Apesar de ainda faltar ritmo e trabalho específico (principalmente para este tipo de provas), senti-me com força durante todo o percurso, e consegui dar o meu melhor; este 11º foi aquilo que estava a valer hoje (dia 15 de abril), sem sabores amargos na boca nem percalços!»

Rui Dolores ficou em 9º lugar e José Estrangeiro em 11º em Malta e a próxima competição é na Grécia, no XTERRA Greece, já no dia 28 de abril.

Este circuito vai passar também em Portugal, na Golegã, no dia 2 de junho e promete ser uma prova muito atrativa para os atletas portugueses.

As provas do circuito XTerra Europe 2018

15 de ABRIL, MALTA, MAJJISTRAL NATURE RESERVE
22 ABRIL, CHIPRE, AKAMAS
29 ABRil, GRÉCIA – Vouliagméni
27 MAIO, ITÁLIA – Toscolano-Maderno
2 JUNHO, PORTUGAL – Golegã
9 JUNHO BÉLGICA – Namur
23 JUNHO, SUÍÇA – Vallee de Joux
1 DE JULHO – FRANÇA – Xonrupt
15 JULHO, REPÚBLICA CHECA – Prachatice
22 JULHO, ITÁLIA – Lago di Scanno – Abruzzo
5 AGOSTO, ROMÉNIA, Tirgu Mures, Transylvania
12 AGOSTO, POLÓNIA – Cracóvia
18 AGOSTO, CAMPEONATO DA EUROPA, ALEMANHA – Zittau
26 AGOSTO, FINLANDIA – Imatra
1 DE SETEMBRO, NORUEGA – Norefjell
09 DE SETEMBRO – Dinamarca, Mons Klint
15 DE SETEMBRO – Espanha, Madrid
28 OUTUBRO, CAMPEONATO DO MUNDO – EUA, Kapalua, Maui, Hawaii*
*Não é uma etapa do Campeonato da Europa, mas a final do Campeonato do Mundo)

No Xterra é habitual percorrer troços do percurso sozinho, o que aumenta a dificuldade da prova

No Xterra pode ter que se percorrer grande parte da prova sozinho, o que aumenta a dificuldade…

Mais informações em www.xterraeurope.com