Triatletas com excelentes resultados no Campeonato da Europa de Youth 2018
Realizou-se no dia 30 de agosto o Campeonato da Europa da Juventude, em Loutraki, na Grécia, que contou com a presença de nove triatletas portugueses, sendo Portugal o país mais representado. Nas provas individuais estiveram presentes Inês Rico, do Alhandra Sporting Club, Maria Tomé, do Outsystems Olímpico de Oeiras, Mariana Vargem, individual, José Pedro Vieira e Afonso do Canto, do Clube de Natação de Torres Novas, Alexandre Montez, do Outsystems Olímpico de Oeiras, Alexandre Silva, do Sport Lisboa e Benfica, Alexandre Ribeiro, do Rio Maior Triatlo e João Protásio, do Sport Lisboa e Benfica.
Os triatletas femininos e masculinos competiram dia 30 de agosto na semifinal, tendo sido todos apurados para a final que se realizou dia 1 de setembro, exceto João Protásio, do Sport Lisboa e Benfica.
Portugal foi também o país com maior representação masculina na final.
Na competição feminina Mariana Vargem conseguiu alcançar o 8º lugar, com 00:29:30 e Maria Tomé ficou na 18ª posição, com 00:29:30, e Inês Rico desistiu por problemas mecânicos.
Na competição masculina, Alexandre Montez alcançou a medalha de prata, com 00:26:00, subindo à segunda posição do pódio.
«Na semifinal tentei sair bem na natação para integrar o grupo da frente, no ciclismo foi guardar-me ao máximo, sabendo que os nove primeiros estavam naquele grupo e na corrida foi manter a posição para garantir a qualificação para a final A», explica Alexandre em relação à prova de qualificação para a final. Já na final o triatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras afirma: «Sabia que tinha hipótese de fazer um bom lugar, sendo um dos favoritos ao pódio. Na natação houve muito contacto, ainda assim integrei-me no primeiro grupo, no ciclismo tentei guardar-me um pouco na parte final para sair o mais ‘fresco’ possível para correr.» Nesta prova final individual a 1 de setembro, onde Alexandre alcançou a medalha de prata, foi na corrida que recuperou mais posições até chegar à dianteira da prova. «Já mesmo a faltar pouco para o final da competição, o atleta inglês Connor Bentley atacou e eu já não consegui acompanhá-lo ficando assim em segundo lugar», esclarece.
José Vieira obteve um excelente 4º lugar, com 00:26:12, Alexandre Silva conseguiu a 8ª posição, com 00:26:18, tendo especial relevância, dado que este atleta tem vindo a recuperar de uma lesão, regressando aos bons resultados. Alexandre Ribeiro ficou na 14ª posição com 00:26:41 e Afonso do Canto em 17º com 00:26:51.
João Protasio que ficou em 10º lugar na semifinal e à espera de ser repescado. O triatleta falhou por pouco a final A e conseguiu vencer sem dificuldade a final B.
Medalha de bronze no Campeonato Europa de Youth 2018
Realizou-se no dia 2 de setembro o Campeonato da Europa de Youth, na vertente de estafetas, onde Portugal conquistou a medalha de bronze com Inês Rico, José Vieira, Mariana Vargem e Alexandre Montez com o tempo de 00:37:25.
O formato da prova foi um aquatlo, composto por 400 metros de natação e 1000 metros de corrida, uma competição muito rápida e explosiva. Cada um dos elementos completou um aquatlo, tendo de seguida que passar o testemunho ao outro colega de equipa. O primeiro testemunho foi dado em primeiro lugar por Inês Rico e os restantes elementos mantiveram a passagem nos primeiros lugares, ‘tendo havido várias mudanças na liderança ao longo da mesma, inclusive com Portugal em primeiro’, segundo explicou Rodolfo Lourenço, um dos técnicos que acompanhou a comitiva portuguesa. «Acho que podemos dizer que a equipa foi ao limite para conquistar o terceiro lugar, pelo que soube a ouro! A avaliação é muito positiva…»
Paulo Antunes, o outro técnico presente, conta que foi na véspera que foram informados da alteração de triatlo para aquatlo na prova por estafetas. «Na natação os atletas tiveram de percorrer uma distância com cerca de 400 metros e não os 200 metros inicialmente previstos e, ainda, uma corrida de 1 km. O primeiro elemento da nossa equipa a entrar em competição foi a Inês Rico seguida de José Vieira, Mariana Vargem e Alexandre Montez.» Paulo Antunes salienta o nível competitivo elevado da prova, assim como a correspondência dos atletas. «Os nossos atletas estão de parabéns, pela sua prestação onde demonstraram um enorme espírito de equipa.»
Para já o balanço é muito positivo, faltando ainda um Campeonato do Mundo e os YOG (Jogos Olímpicos da Juventude), onde irão participar Inês Rico e Alexandre Montez.