Em Abrantes, além das provas respeitantes ao Campeonato Nacional Individual de Duatlo, também se realizaram as provas do Campeonato Nacional Jovem, que reuniu as habituais competições para benjamins, infantis, iniciados e juvenis.
Os vários escalões competiram durante a tarde, numa festa da juventude e do futuro do Triatlo.
Relativamente às classificações, nos benjamins masculinos, a vitória sorriu a Duarte Moreira, do FET – Fátima Escola de Triatlo, imediatamente seguido de Rafael Santos, do Teleperformance – Belenenses e ainda Diogo Gomes do S.U. Colarense.
Nos benjamins femininos, coube à atleta Raquel Vital, do Clube de Triatlo de Abrantes superiorizar-se a Tatiana Marques (Alhandra Sporting Club) e também Ana Jorge Eugénio, do CAPGE.
No escalão etário seguinte, nos infantis masculinos, foi Francisco Protásio, do Sport Lisboa e Benfica quem terminou em primeiro lugar, em segundo lugar ficou Bernardo Duarte, do C.N.Cartaxo e em terceiro Gustavo do Canto, do “Águias” de Alpiarça.
Nos infantis feminimos, o C.N. Cartaxo esteve em grande destaque ao colocar duas atletas nos dois primeiros lugares. A vencedora foi Rafaela Cananó Silva, à frente da sua colega de equipa, Beatriz Duarte e ainda de Miriam Rosa, do Etri. Santo António Évora.
Nos iniciados, Rui Sousa, do Nutrimania Sports Nutrition-Amorense, classificou-se em primeiro lugar na prova de masculinos, seguido de Gonçalo Matos do Clube 4 Estilos e também Duarte Santos do Clube Natação de Torres Novas.
Ainda nos iniciados, mas em femininos, a vencedora da competição foi Constança Barreto, do Núcleo Sportinguista da Golegã, que conseguiu superar as provas de Raquel Aleixo, do Nutrimania Sports Nutrition-Amorense e de Inês Rico, do Alhandra Sporting Club, respetivamente segunda e terceira classificadas.
Finalmente nos juvenis masculinos, realce para a prova de José Pedro Vieira, do Clube de Natação de Torres Novas que terminou à frente do seu companheiro de equipa, Ricardo Batista e, por fim, de João Reis do FET – Fátima Escola de Triatlo.
Em juvenis femininos, foi Mariana Virgem, do Clube Futebol Andorinha, que venceu. As posições seguimtes foram ocupadas por Raquel Dias do G.D.R de Manique de Cima e Rita Picado do Alhandra Sporting Club.
Por equipas, o Campeonato Nacional Jovem foi vencido pelo Alhandra Sporting Club, que reuniu 1276 pontos, com 36 atletas classificados, seguido do Clube de Natação de Torres Vedras com 845 pontos e 34 atletas. Em terceiro lugar ficou o Clube de Triatlo de Abrantes, com 694 pontos e 29 atletas.
PROVA ABERTA
Ao final da tarde, disputou-se uma prova aberta que contou com a participação de 61 atletas à partida, 45 masculinos e 16 femininos.
Esta prova contou com a participação de alguns dos melhores atletas nacionais, dos escalões de juniores e cadetes. Participaram igualmente alguns atletas estrangeiros que estão a estagiar em Portugal.
Foi uma prova bastante disputada, em que os resultados apenas ficaram definidos no último segmento de corrida.
O vencedor masculino, foi Nikko Huelgas, atleta individual com o tempo de 00:24:56, seguido de Nuno André do Garmin Olímpico de Oeiras em 00:24:59 e Natan Santos do “Águias” de Alpiarça em 00:25:00.
Na prova feminina, a vencedora foi a atleta individual Marion Mangrobang que totalizou o tempo de 00:28:11. Em segundo lugar, a atleta Bárbara Santos do “Águias” de Alpiarça, necessitou de 00:28:25 para concluir a sua prova. Alexandra Santos do “Águias” de Alpiarça ficou em terceiro lugar com o tempo final de 00:28:34.
As classificações coletivas masculinas foram:
Garmin Olímpico de Oeiras em primeiro lugar, FET – Fátima Escola de Triatlo em segundo lugar e Escola de Triatlo de Santo António de Évora em terceiro.
No género feminino, o C.D. “Águias” de Alpiarça foi a única equipa que se classificou.