Ao responder a este questionário está a ajudar a modalidade, ficando ainda habilitado a uma inscrição no Challenge de Lisboa (média distância) ou no IRONMAN Cascais 70.3
A FTP está a colaborar com um estudante de mestrado em Exercício e Bem-Estar, da Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Lusófona, cujo objetivo da dissertação é «Analisar a associação entre os fatores psicológicos e a evolução e o desempenho dos triatletas.»
Nesse sentido, pedimos a todos os triatletas que tenham disponibilidade que respondam a este questionário inovador aqui
Os atletas que participem nesta recolha de dados estarão a contribuir para a divulgação da modalidade.
A participação é voluntária e anónima, e consiste apenas no preenchimento do questionário. A indicação do e-mail é opcional destinando-se apenas a quem pretender participar no passatempo.
As respostas são estritamente confidenciais e os dados serão utilizados apenas para fins estatísticos. A apresentação dos resultados do estudo será feita posteriormente em data a anunciar.
Enquadramento Teórico do Estudo:
O triatlo é uma prova de resistência que exige aptidões físicas e psicológicas. As características psicológicas dos triatletas e o seu impacto nos resultados desportivos e do triatlo em particular têm sido alvo de investigação. Há, contudo, um aspeto que ainda não foi estudado, e que se traduz na influência desses fatores psicológicos na evolução do triatleta, ao longo do tempo, nas diversas distâncias do triatlo.
A força mental ganhou considerável atenção como o constructo que parece albergar vários dos atributos psicológicos chave, centrais para alcançar o sucesso no desporto, sendo que a persistência, o esforço e a perseverança representam uma assinatura comportamental da força mental.
Muito obrigado pela sua colaboração!