O dia de hoje, 25 de Abril, ficou marcado pela vitória do Rio Maior Triatlo e do Sport Lisboa e Benfica na última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo. Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Alpiarça, do Clube Desportivo “Os Águias de Alpiarça” e da Federação de Triatlo de Portugal, o Duatlo de Alpiarça juntou clubes e atletas que disputaram, para além da derradeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes, uma Prova Aberta e uma prova do Circuito Regional Jovem.
Prova principal do dia, a etapa do CNde Clubes de Duatlo reuniu alguns dos melhores atletas nacionais que procuraram contribuir para a angariação de pontos dos seus clubes. Disputada no formato sprint, 5,2km de corrida inicial, 20,7km de ciclismo e 2,6km de corrida final, a etapa percorreu as estradas locais e a zona marginal da barragem de Alpiarça. A vitória coube ao Rio Maior Triatlo, em femininos, que conseguiu terminar com mais de 12 minutos de vantagem sobre o segundo clube classificado, tendo as suas primeiras três atletas terminado nos primeiros quatro lugares da competição. O Clube Olímpico de Oeiras terminou na segunda posição da classificação e o Águias de Alpiarça, clube “da casa”, ocupou o último lugar do pódio na terceira posição. A competição masculina ficou marcada pela prestação do Sport Lisboa e Benfica que suplantou toda a concorrência e angariou mais uma vitória no Campeonato Nacional de Clubes. Clube Olímpico de Oeiras e Núcleo Sportinguista da Golegã alcançaram o segundo e o terceiro lugar da competição, respectivamente.
Desta forma, o Rio Maior Triatlo e o Sport Lisboa e Benfica sagram-se campeões nacionais de clubes de Duatlo numa competição onde foram dominantes. O Rio Maior Triatlo saiu vitorioso nas últimas três etapas do Campeonato feminino e o Sport Lisboa e Benfica, masculino, venceu as quatro que se disputaram.
Em termos individuais, o primeiro atleta a terminar foi Pedro Laginha Palma. O internacional do Sport Lisboa e Benfica arrancou mais uma vitória após a excelente prestação que obteve da Taça da Europa de Triatlo realizada em Quarteira. Terminou a prova isolado a mais de um minuto do segundo classificado. Desta feita, João Ferreira Pereira e Sérgio Manuel Silva, colegas de equipa pelo Clube Olímpico de Oeiras, completaram o pódio na segunda e terceira posição, respectivamente. A competição feminina foi vencida por Andreia Ferrum que conseguiu distanciar-se da sua colega de equipa, pelo Rio Maior Triatlo, Ana Filipa Santos. Luísa Condeço, Águias de Alpiarça, fechou o pódio no terceiro lugar da classificação geral.
A competição do Campeonato Nacional de Clubes foi antecedida por provas pontuáveis para o Circuito Regional Jovem e por uma Prova Aberta. Desta feita o Sport Lisboa e Benfica alcançou mais uma vitória nesta temporada em provas de escalões de formação tendo sido a melhor entre as equipas do Circuito Regional Jovem. A Prova Aberta, disputada no formato super-sprint, 2,6km/9,8km/1km, foi vencida por Mónica Iglésias, Triatlo SUColarense, e por Ricardo Santos.
No próximo dia 30 de Abril, sábado, será disputada a Taça de Portugal de Triatlo na Lagoa da Ervedeira, em Leiria.