Realizou-se no dia 21 de julho o XTERRA Itália Scanno, a décima de 14ª etapas do XTERRA Europe
Esta foi mais uma competição Gold, a segunda da época, uma prova com um percurso duro e muito técnico, realizada nas belas paisagens do Lago Scanno e nas montanhas de Abruzzo.
O atleta Rui Dolores participou no XTERRA Italy Scanno, uma prova de características específicas com subidas longas e inclinadas no BTT e na corrida.
O espanhol Ruben Ruzafa saiu em segundo da natação, mas assumiu a liderança no BTT. Rui Dolores, que tinha saído em 7º do segmento de natação, forçou o ritmo para se juntar ao francês François Carloni na perseguição dos lugares cimeiros. «Tentei imprimir um ritmo forte no BTT para tentar fechar o espaço que havia para a frente da prova». Dolores sentiu-se bem ficando durante algum tempo na segunda posição. «Alguns bons ciclistas vieram ao meu alcance para tentarem ganhar vantagem». Dolores faz a segunda transição já em 5º lugar, a 30’’ do terceiro e quarto que seguiam juntos em prova. «Depois dos primeiros quilómetros a correr, percebi que os atletas da frente estavam a ganhar-me tempo pelo que optei por gerir o esforço para manter a 5ª posição.» O atleta do Amiciclo está satisfeito com o resultado porque se ‘defendeu bem numa prova que não tem o seu percurso ideal’.
Rui Dolores alcançou um ótimo 5º lugar com 03:02:09 que o mantém na liderança do XTERRA Europe 2019.
O vencedor da prova foi o espanhol Ruben Ruzafa, com 02:52:21, seguido de Xavier Dafflon, da Suíca, com :02:53:18, enquanto o italiano Filippo Barazzuol alcançou a 3ª posição com 02:58:03.
Na prova feminina, a atleta mais forte em prova foi Helena Karaskova-Erbenova, da República Checa e quatro vezes Campeã do XTERRA Europe com 03:24:27, Sandra Mairhofer, da Itália, ficou em segundo com 03:29:36 e a espanhola Eva Garcia Gonzalez, ocupou o terceiro lugar do pódio com o tempo de 03:32:39.
A próxima etapa do XTERRA Europe é na República Checa, dia 3 de agosto, uma prova que conta com a participação do líder do ranking Rui Dolores e também com Pauline Vie, que segue em 10º do ranking. Boa sorte para os nossos triatletas!
Mais informações visite o site da prova.