Dia 1 de junho realizou-se o XTERRA Portugal, na Golegã, que incluiu uma competição nacional e internacional esta última excelentes resultados dos nossos triatletas portugueses.
Nos dias 1 de junho realizou-se o XTERRA Portugal, uma prova de Triatlo Cross que incluiu provas distintas para todos os níveis e idades. Esta prova integrou o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Cross, uma prova Standard pontuável para o XTerra Europe e de apuramento para o Xterra World Championship. O percurso contou com um ciclismo muito técnico e com um segmento de corrida plano, que incluiu alguns obstáculos urbanos.
O XTERRA Portugal contou com nomes com o da italiana Eleonora Peroncini, que venceu a competição e Pauline Vie, que subiu ao pódio na terceira posição, alcançando a medalha de bronze, conquistando posições relativamente a 2018, ano em que ficou em 7º lugar. Sendo a primeira triatleta portuguesa a passar a meta, Pauline Vie conquistou o título de Campeã Nacional Individual de Triatlo Cross.
Na prova masculina, Rui Dolores confirmou o favoritismo, vencendo esta competição. O triatleta conta já com duas vitórias no Circuito Europeu XTERRA e um 4º lugar (Portugal, Malta e Itália respetivamente), mantendo-se para já em primeiro lugar do ranking europeu. O atleta conta-nos que a prova correu muito bem, apesar da adversidade das condições climatéricas com temperaturas a rondarem os 40º. ‘ em que a gestão do esforço e hidratação foram fundamentais para obter um bom resultado!’ Quanto à prova propriamente dita, Rui Dolores conseguiu posicionar-se no grupo principal, saindo da água na 8ª posição. «Sabia que o segmento de BTT iria ser decisivo por isso imprimi um ritmo forte, alcançando Rafael Domingos que seguia na frente ainda na primeira metade do percurso.» Dolores conseguiu isolar-se nos últimos quilómetros da corrida ganhando vantagem relativamente ao segundo classificado, fazendo uma boa gestão dos 11km deste último segmento, conseguindo vencer a competição! «Esta é a minha segunda vitória em provas do circuito europeu do XTERRA em 2019, mas o XTERRA Portugal tem um sabor muito especial por ter sido uma prova realizada no meu país.»
Rui Dolores venceu a competição sagrando-se Campeão Nacional Individual de Triatlo Cross, conseguindo também manter a primeira posição no ranking do circuito europeu XTERRA 2019.
O pódio do Campeonato Nacional de Triatlo Cross foi constituído por Rui Dolores, Rafael Domingos e Octávio Vicente, já o XTERRA Portugal fechou com pódio nacional com Rui Dolores, Rafael Domingos e Tiago Maia.
Muitos parabéns pelos resultados nesta prova muito exigente a nível técnico, com as elevadas temperaturas a aumentarem o grau de dificuldade, fazendo com que alguns triatletas tivessem que chegar ao limite das suas forças para conseguir superar este triatlo cross.