Sheila Marques e Rui Dolores alcançaram a vitória na 3ª etapa da Taça de Portugal PORTerra disputada hoje no Barreiro. Num evento organizado conjuntamente pela Câmara Municipal do Barreiro e Federação de Triatlo de Portugal que juntou mais de uma centena de atletas na Mata da Machada.
O desafio em todo-o-terreno de cerca de 5km de corrida, 21,2km de ciclismo BTT e de 2,5km de corrida finais viu como primeiros líderes David Coelho, SFRAA TRIATLO, e Octávio Vicente, Byke Mania/Frankfurt/CPA. Os dois duatletas lusos conseguiram demarcar-se da concorrência nos 2,5km iniciais da competição. Naquele que foi um percurso de ciclismo em BTT exigente a nível técnico para todos os participantes, a notória competitividade entre concorrentes foi um facto presente durante todo o percurso. O mais forte dos duatletas em prova foi Rui Dolores. O atleta do Amiciclo de Grândola conseguiu imprimir um ritmo forte no segmento de ciclismo que lhe permitiu segurar a vitória no segmento final da competição. Delegando, dessa forma, o segundo lugar para Jorge Duarte, atleta do Clube Olímpico de Oeiras. Rui Narigueta, vencedor da 2ª etapa da competição nas Lezírias, completou o pódio final da competição no terceiro lugar. De frisar a competitividade observada nesta prova com os 5 primeiros classificados da geral a chegarem a menos de 1 minuto do primeiro classificado.
Nas senhoras, Sheila Marques repete o feito conquistado no Duatlo do Jamor e triunfa frente à concorrência. Numa prova que começou por ser liderada por Maria do Céu Nunes, vencedora da 2ª etapa da competição disputada nas Lezírias. Sheila Marques, atleta do Clube Olímpico de Oeiras mostrou ser superior no final dos quase 29km de todo-o-terreno e fechou a prova no seu segmento final com uma vantagem de mais de 4 minutos para a segunda classificada. Ana Vigário, C. F. Vilacondense, com um bom segmento de ciclismo garantiu a segunda posição na grelha final da prova, suplantando Maria do Céu Nunes, atleta do Clube Olímpico de Oeiras, para o terceiro lugar.
Em termos colectivos o Clube Olímpico de Oeiras triunfa nos dois campos da competição. Com a equipa masculina a fechar a prova no top5 da classificação absoluta, o Clube Olímpico de Oeiras defendeu a sua segunda vitória consecutiva na competição com uma vantagem de mais de 8 minutos em relação à segunda equipa classificada. O Vasconha BTT Vouzela e o SFRAA TRIATLO completaram o pódio na segunda e terceira posição, respectivamente. Nas senhoras, com apenas das equipas a pontuar, o Clube Olímpico de Oeiras demostrou a sua superioridade sobre o Mozinho Aventura, segundo classificado na prova.
A próxima competição do Calendário Nacional será o Duatlo do Cadaval, dia 6 de Março, numa prova pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo.