Sofia Brites e João Teixeira vencem Taça de Portugal PorTerra em Abrantes
No setor feminino, as primeiras atletas a terminarem o segmento de natação foram as atletas Rute Leonardo do C. Triatlo de Abrantes, seguida de Sofia Almeida do FET Fátima Escola de triatlo e Rita Maria Lopes do Macdonalds/Tribraga. Após cumprido o segmento de ciclismo, na frente vinham as atletas Sofia Brites do Clube Amiciclo de Grândola e Catarina Dias do FET – Fátima Escola de Triatlo, atletas mais experientes no ciclismo de BTT. Durante o segmento de corrida, Sofia Brites dilatou a sua vantagem para sua perseguidora, vindo a terminar isolada com o tempo de 01:52:22. Catarina Dias demorou mais 1’ 57”, terminando em 01:54:19. O último lugar do pódio foi ocupado por Rita Maria Lopes do MccDonalds/Tribraga, que concluiu em 01:59:53.
No setor masculino, João Ferreira do Garmin Olimpico de Oeiras e Nuno Ribeiro do Alhandra Sporting Clube foram os primeiros a sair da água, apenas dois segundos à frente do atleta do Sport Lisboa e Benfica Tiago Maia. Depois de um segmento de ciclismo com um percurso bastante sinuoso e dificuldade técnica, chegaram à transição para a corrida, por esta ordem, Tiago Maia do Sport Lisboa e Benfica, João Teixeira do Mcdonalds/Tribraga e José Estrangeiro do Garmin Olímpico de Oeiras. A 1’45” do trio entrou no parque de transição João Ferreira do Garmin Olimpico de Oeiras e a 02’00” Rafael Domingos. Com o melhor parcial no segmento de corrida, João Ferreira recuperou um lugar, terminando a prova na 3ª posição com o tempo de 01:28:34. O primeiro atleta a cortar a meta foi João Teixeira (01:27:19) com o segundo lugar a ser entregue a José Estrangeiro (01:27:54). Tiago Maia acabaria por terminar em 4º lugar e Rafael Domingos manteve o 5º lugar com que tinha chegado ao parque de transição após o segmento de ciclismo.
Nas equipas masculinas, o Garmin Olímpico de Oeiras , alcançou o 1º lugar com os atletas José Estrangeiro (2º), João Francisco Ferreira (3º) e Nuno Miguel André (8º). O Clube Triatlo Fundão terminou em 2º lugar com as prestações de Roger Vicente (9º), Sérgio Santos (14º) e António Catarino (26º). Em 3º lugar ficou o McDonalds/TriBraga com os atletas João Renato Teixeira (1º), Leandro Pinto (24º) e João Ferreira (31º).
Não houve equipas femininas classificadas.
Na prova aberta, género masculino, em primeiro lugar com uma vantagem muito significativa, ficou Alexandre Coimbra do Clube de Triatlo de Abrantes. Em segundo lugar cortou a meta Martino Montez do Clube de Natação de Rio Maior e o terceiro lugar foi alcançado pelo atleta individual Eduardo Moreira.
No género feminino, a vitória sorriu a Mariana Oliveira, o segundo lugar foi ocupado por Margarida Matos, ambas do Clube de Triatlo de Abrantes. A terceira atleta a cortar a linha de meta foi a atleta individual Helena Silva.
A única equipa classificada, foi o Clube de Triatlo de Abrantes, no género masculino.
Veja todos os resultados das provas aqui.