Pedro Laginha Palma, Sport Lisboa e Benfica, e Amalia Sanchez, Rio Maior Triatlo, venceram esta manhã a 16ª edição do Duatlo do Cadaval. Numa das provas mais antigas do panorama Nacional, este ano pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, o Sport Lisboa e Benfica foi a equipa dominante em masculinos e o Rio Maior Triatlo em femininos, ambas somando mais uma vitória no campeonato.
Organizado pela Câmara Municipal do Cadaval e pela Federação de Triatlo de Portugal, o Duatlo do Cadaval juntou clubes e atletas pela disputa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo e pela paixão à modalidade. Com partida marcada para as 9:30 a Prova Aberta, disputada sob o formato de super-sprint, precedeu a prova principal da manhã e viu como vencedores Alexandre Ribeiro, Clube de Natação de Rio Maior, e Ana Machado, Clube de Natação da Amadora.
Mais tarde viria a ser dado o tiro de partida para o CN de Clubes. Uma competição em que os seus vencedores protagonizaram a liderança desde os seus momentos iniciais. Na prova masculina a liderança de Pedro Laginha Palma foi partilhada no segmento inicial com o duatleta internacional Sérgio Silva em representação do Clube Olímpico de Oeiras. Uma vantagem curta que seria anulada no segmento de ciclismo, onde se formou um grupo composto por atletas como Gil Maia e João Ferreira, ambos do Sport Lisboa e Benfica. A disputa pela prova foi renhida até final com a vitória de Palma sobre João Ferreira a ser segurada por um escasso segundo. Gil Maia encerrou o pódio absoluto da competição. Nas senhoras Amalia Sanchez dominou a competição sem partilha na liderança durante a prova e cruzou a linha da meta com uma vantagem de mais de 3 minutos sobre a segunda e terceira classificadas, Kim Mangrobang e Vittoria Mello, ambas colegas de equipa a representar o Rio Maior Triatlo.
Desta forma, sendo os dois pódios absolutos dominados inteiramente por duas equipas, repete-se a vitória coletiva da segunda etapa do CN de Clubes disputado em Arronches. O Sport Lisboa e Benfica soma a terceira vitória consecutiva na competição. Em segundo na etapa ficou o Clube Olímpico de Oeiras e em terceiro lugar o Rio Maior Triatlo. Nas senhoras, o Rio Maior Triatlo volta a vencer a competição, somando a sua segunda vitória no campeonato e delegando para segundo e terceiro lugar o Alhandra Sporting Club e o Clube Olímpico de Oeiras, respectivamente.