Terminou hoje, em Ponta Delgada, Açores, o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo. Prova Organizada pela Associação Portas do Mar, Clube Açoriano de Todo o Terreno e Turismo dos Açores e pela Federação de Triatlo de Portugal a última etapa do Campeonato foi disputada nas distâncias de 1,9km de natação, 84km de ciclismo e 21,1km de corrida e reuniu clubes e atletas que procuraram representar as suas cores, ambições e objetivos ao nível exigido por uma prova de fim de época.
Com a beleza natural das paisagens açorianas como pano de fundo, a competição foi dominada pelo Sporting Clube de Portugal, em masculinos, sendo que a competição feminina careceu de qualquer qualificação por equipas. A formação leonina composta por Carlos Cruz, João Matos e João Gomes mostrou superioridade nesta última etapa do Nacional e delegou os restantes lugares do pódio para o Nutrimania Sports Nutrition/Amorense e Clube de Praças da Armada, que ocuparam o 2º e 3º lugares da classificação geral por equipas.
Em termos individuais a vitória coube ao açoriano Miguel Furtado, atleta do SFRAA Triatlo. O triatleta da casa dominou a competição desde os seus momentos iniciais e percorreu a totalidade do percurso em 04:15:57. Ocuparam os restantes lugares do pódio, Nuno José Silva (Garmin Olímpico de Oeiras) e Paulo Gonçalves (Clube de Praças de Armada) em 2º e 3º lugares, respectivamente. A competição feminina observou à peculiaridade de ter apenas uma atleta participante. A vencedora e única mulher a aceitar o desafio da organização foi Filipa Oliveira do Clube de Triatlo de Almada.
Terminada esta última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo fica confirmada a vitória do Garmin Olímpico de Oeiras, em masculinos, e do Atlético Clube de Portugal, em femininos, ambos com três vitórias consecutivas nas três primeiras etapas do campeonato.