Começam a ser disputados no próximo dia 17 de setembro os títulos de Campeão do Mundo de Triatlo nos vários escalões da modalidade. As provas vão ter lugar em Chicago (EUA) e foram convocados, pelo selecionador Nacional Bruno Salvador, 9 atletas para representarem ao mais alto nível as cores nacionais.
Os primeiros a entrar em competição serão o Alexandre Nobre (Portugal Talentus) e o Filipe Azevedo (C.D “Os Águias” de Alpiarça). Destacados para a disputa pelos títulos no escalão de Sub23, os dois triatletas portugueses têm pela frente uma prova disputada na distância Standard (1,5km – 40km – 10km). Ambos têm vindo a apresentar resultados interessantes e constantes ao longo da época em competições internacionais. De destacar o título de campeão europeu de Duatlo em Sub23 de Filipe Azevedo e, recentemente, o seu 4º lugar na Taça da Europa de Constanta-Mamaia. Quanto aos seus adversários diretos e potenciais favoritos à vitória final da prova, podemos destacar alguns nomes. Jacob Birtwhistle, Kevin Mcdowell, Simon Vian, Wian Sullwald, David Fajardo e Delian Stateff são alguns nomes a ter em consideração. Entre estes atletas encontramos alguns top10 em provas do circuito WTS, pódios em provas da Taça do Mundo e pódios e títulos em campeonatos da Europa neste escalão. Por isso, podemos dizer que este será um leque de atletas mais rodado no circuito e com o qual os nossos representantes terão de medir forças e mostrar estar ao mais alto nível. O arranque da prova está marcado para as 07:00 horas locais de quinta feira dia 17.
Ainda no mesmo dia pelas 16h30 teremos o nosso representante masculino do escalão Júnior. Tiago Leão (Nutrimania S.N/Amorense) apresenta-se para a sua primeira participação num Campeonato do Mundo no mesmo ano em que inicia as suas internacionalizações ao serviço da Seleção Nacional. Apresentou bons resultados nas provas em que competiu, nos quais se incluem os top10 alcançados no Campeonato da Europa de Duatlo e em Viena na prova da Taça da Europa de Triatlo do escalão Júnior. As provas do escalão júnior, tanto em masculinos como em femininos, vão ser disputadas na distância sprint (750m – 20km – 5km).
Sexta feira é o dia destinado às competições femininas. Arranca com a disputa pelo título mundial no escalão Sub23 e aqui a nossa representante será a Melanie Santos (Alhandra Sport Club). Apresenta-se em Chicago num excelente momento de forma. Vem de uma constante de bons resultados e tem conseguido mostrar que é uma das melhores do seu escalão. Ainda este ano fez pódio nos Campeonatos da Europa de Sub23, onde foi 3ª classificada frente a algumas das suas adversárias diretas para esta competição. Audrey Merle, Miriam García, Natalie Van Coervorden, Julia Hauser e Dominika Jamnicky são as principais ameças com que a Melanie terá de se bater. A prova será disputada a partir das 11h30 locais.
No mesmo dia, pelas 14h30 locais, dá-se o tiro de partida para as juniores femininas. Em representação Nacional vão estar presentes a Alexandra Santos (C.D “Os Águias” de Alpiarça) e a Madalena Almeida (Teleperformance “Os Belenenses”). Ambas com alguns resultados interessantes esta época, procuram em Chicago representar a Seleção Nacional ao mais alto nível.
Os últimos atletas nacionais a entrar em competição vão ser os da Elite masculina. João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos (Sport Lisboa e Benfica) apresentam-se para disputar a última etapa do Campeonato do Mundo neste escalão. Todos já apresentaram resultados de destaque este ano. Cada um deles ocupa neste momento uma diferente posição no ranking mas os objetivos passam sempre por angariar pontos (a dobrar nesta última etapa) e subir alguns lugares no ranking final do Campeonato do Mundo. É de esperar vermos estes atletas a disputar os lugares da frente da prova e baterem-se com os melhores e sérios candidatos ao título. O leque de favoritos à disputa do pódio final do Campeonato do Mundo é composto por nomes habituais como Javier Gomez, Mario Mola, Vicente Luis, Richard Murray e Fernando Alarza. Não obstante a participação na competição de Jonathan Brownlee. Neste momento o melhor classificado Nacional é o João Pereira que ocupa a 8ª posição do ranking WTS. A prova de Elite masculina tem início marcado para as 17h locais de sábado dia 19 de setembro.
De reforçar que ainda neste fim-de-semana, em Chicago, proceder-se-á à cerimónia de integração da Vanessa Fernandes no Hall Of Fame da modalidade.
Boa sorte a todos
Fotografia: Delly Carr/ITU