Realizou-se dia 7 de setembro a Taça do Mundo de Triatlo Banyoles 2019, uma cidade localizada no norte de Espanha. Apenas uma semana depois da Finalíssima do Campeonato do Mundo em Lausanne, João Silva e Vasco Vilaça (este último a conquistar nessa prova um excelente 4º lugar na categoria sub-23) participaram nesta Taça do Mundo onde alcançaram o top 10, na 9ª e 10ª posição respetivamente. Numa prova com uma start list muito competitiva,  o percurso na distância sprint era constituído por 750 metros de natação realizados no lago que tem recebido muitos triatlos nos últimos anos, um trajeto maioritariamente plano mas técnico de ciclismo de 20km, finalizando com 5km de corrida com alguns retornos.

Vasco Vilaça, um dos triatletas mais jovens da competição, alcançou um excelente top10

Vasco Vilaça, um dos triatletas mais jovens da competição, ainda conseguiu correr com os campeões cerca de 500 metros!

Com uma start list forte, entre eles o atual campeão do Mundo, o francês Vicent Luis e o ex-campeão do Mundo, o espanhol Mario Mola, João Silva e Vasco Vilaça saíram da água um pouco atrasados, inserindo-se no segundo grupo de ciclismo formado por um grupo numeroso de atletas. Os dois triatletas seguiram juntos já no primeiro grupo formado por cerca de 50 atletas para chegarem ao parque de transição para a corrida quase em simultâneo, com Vilaça a realizar uma rápida transição. Mario Mola e Vicent Luis isolaram-se rapidamente na frente da prova já no segmento de corrida, com um grupo perseguidor de quatro atletas a um ritmo muito forte, ficando Silva no encalço com Vilaça a seguir mais atrás, mas conseguindo alcançar o compatriota João Silva para juntos fazerem top 10 (Silva em 9º e Vilaça em 10º), com o tempo de 00:50:40, mais 42’’ que o vencedor Vicent Luis.

Vasco Vilaça iniciou a prova descontraído para entrar numa natação ‘confusa, com muitos atletas a chegarem em simultâneo à boia. «Quando saí da água, o objetivo foi, como sempre, alcançar o primeiro grupo de ciclismo, o que aconteceu no final da primeira de três voltas». Na segunda volta, Vilaça tentou recuperar do esforço ficando para trás do numeroso grupo de atletas, tentando chegar à frente a partir da terceira volta, o que se revelou tarefa difícil. «Tentei ir pelos lados, fui ‘empurrado’ para fora da estrada e fiquei numa zona de cimento. Aproveitei então para acelerar para conseguir chegar ao grupo mais à frente.» A verdade Vilaça iniciou o último segmento na frente da corrida, acompanhando ainda os atletas Mario Mola, Vicent Luis e Hayden Wilde, mas acabou por ficar para trás para encontrar o seu ritmo, acabando por estabilizar com o espanhol Antonio Serrat. Vasco estava perto de um 15º lugar, mas no último quilómetro da prova o triatleta ainda conseguiu sprintar e ultrapassar alguns atletas. «Consegui acelerar na longa reta da meta para ir ao encontro do nosso atleta João Silva, terminando mesmo atrás dele. Foi o meu melhor resultado em Taças do Mundo na prova com o nível competitivo mais elevado, quase ao nível de uma WTS. Estou muito feliz por isso e pela evolução da época, em que comecei quase na última posição em Cape Town, para terminar na 10ª posição».

Participaram nesta prova 65 triatletas oriundos de 41 de países, com 61 a terminarem a prova.

A prova foi ganha por Vicent Luis, de França, com 00:49:58, Mario Mola, que perdeu ao sprint na reta final para o atual campeão do mundo, ficou na segunda posição com 00:50:01 e o húngaro Bence Bicsák fechou o pódio com 00:50:18.

Na prova feminina, a competição não correu tão bem para Melanie Santos e Madalena Almeida que ficaram respetivamente na 39ª e 59ª posições, com 00:58:19 e 01:01:45, entre as 65 atletas que alinharam à partida, três delas a não concluírem a competição.

Melanie Santos já recuperada da lesão está pouco a pouco a voltar ao seu nível competitivo

Melanie Santos já recuperada da lesão e pouco a pouco a voltar ao seu nível competitivo

 

Madalena Almeida vai competir já na próxima semana no Campeonato da Europa Sub-23 em Valência

Madalena Almeida vai competir já na próxima semana no Campeonato da Europa Sub-23 em Valência

A alemã Laura Lindemann, que venceu em março deste ano a Taça da Europa em Quarteira, região que adora visitar, conquistou também aqui a vitória com 00:55:38. Tamara Gorman, dos Estados Unidos da América, ficou em segundo lugar e a experiente Flora Duffy, atleta das Bermudas, alcançou a terceira posição com 00:55:55.

Pode ver todos os resultados aqui