No dia 3 de agosto realizou-se mais uma etapa do XTERRA Europe, que reuniu os melhores triatletas de cross da europa
Nesta competição, uma das mais importantes do circuito europeu, contou com a presença de três atletas portugueses na elite e três em grupos de idade.
Esta 12ª etapa do XTERRA realizou-se no bonito lago de Kristanovicky, o percurso de ciclismo foi feito no Parque Nacional da Sumava e a corrida percorreu a zona história do centro da cidade de Prachatice.
Tiago Maia alcançou a 18ª posição com uma boa prestação nesta distância standard de 1500 metros a nadar, 35km a pedalar e 10km de corrida, num percurso muito técnico e desafiante.
Pauline Vie ficou na 20º posição, tendo feito uma prova consistente, encontrando-se atualmente em 11º do ranking.
Rui Dolores alcançou a 24ª posição: não se sentindo bem nos dias anteriores, o que mais tarde se suspeitou ter sido por causa de uma intoxicação alimentar, o triatleta não conseguiu preparar-se e alimentar-se convenientemente para a prova.
A participar no XTERRA República Checa esteve também François Vie (irmão de Pauline), que conquistou o 2º lugar do AG 15-19 e Jean-Michel Vie (pai de Pauline) que ficou em 11°do AG 45-49.
Da prova principal, classificavam-se os vinte cinco primeiros atletas para uma prova inédita, uma competição espetáculo com um percurso super sprint muito técnico, muito explosivo e que incluiu muitas voltas. O grande objetivo desta prova mais curta que não contou para o XTERRA Europe foi captar a atenção do público para atrair também novos patrocinadores.
Para esta competição classificaram os três atletas nacionais que participaram na elite da prova principal, Tiago Maia, Pauline Vie e Rui Dolores, e todos ficaram rendidos a este formato que se realizou pela primeira vez neste circuito: o trajeto curto e técnico, a proximidade com os atletas e o apoio do público foi tão entusiasmante que os nossos atleta chegaram à linha de meta com as melhores sensações: Dolores conquistou o 12º lugar, Tiago Maia ficou na 17º posição e Pauline Vie passou a meta em 15º.
Muitos parabéns aos participantes e força para as próximas provas!