Hoje o Triatlo foi ao Comité Olímpico de Portugal apresentar os seus objetivos para os Jogos Olímpicos Tóquio’2020.
Realizou-se hoje no Comité Olímpico de Portugal (COP) uma apresentação à imprensa dos objetivos do triatlo para os Jogos Olímpicos Tóquio’2020, evento que se realiza daqui a um ano.
Helena Carvalho e Gabriela Ribeiro têm como primeiro objetivo a qualificação para a prova por estafetas, uma competição que estreia nas próximas olimpíadas e para a qual as atletas se estão a preparar da melhor forma possível; esta é uma competição de explosão com distâncias muito curtas (que inclui quatro atletas, duas femininas e dois masculinos em que cada um deles tem que percorrer no menor tempo possível 250 metros a nadar, 7km de ciclismo e 1,7 km de corrida). Vasco Vilaça, que está a treinar na Suécia, tem como meta participar na prova da estafeta, tendo como objetivo a participação na prova individual em 2004. João Pereira afirma que depois de ter sofrido uma lesão que o limitou na corrida, onde é muito forte, dedicou-se aos outros segmentos estando atualmente a ‘nadar e a pedalar como nunca’. Significa que depois do 5º lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, o seu objetivo é «superar esta classificação, estando mesmo na sua mente o alcance de uma medalha olímpica». João Silva, um excelente atleta que conta já com duas experiências olímpicas, propõe-se colocar-se no melhor lugar possível, estando a sua preparação em curso e claro ajudar na prova das estafetas. Melanie Santos, uma atleta que tem demonstrado muito bons resultados na época 2018, depois de ter sofrido uma lesão em 2019, idealizou uma meta para uma boa classificação na prova individual. Filipe Marques definiu como objetivo para os Jogos Paralímpicos, «um top 5 ou uma medalha!»
Foram também aqui apresentados os fatos de competição dos triatletas para os Jogos Olímpicos. Este equipamento – ainda em protótipo – foi desenvolvido pela Onda que conta com grande experiência na área da criação de material desportivo e que partilha uma história de mais de duas décadas de parceria com a Federação de Triatlo de Portugal.
Além da equipa técnica da FTP, marcaram também presença José Manuel Constantino, presidente do COP, José Manuel Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Pedro Silva Torres, representante da PR Texteis/Onda, Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal e João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.