Mais de 600 atletas, 35 países, três provas e um mar de gente no apoio. É assim a festa do Triatlo Internacional de Quarteira, “onde ninguém quer faltar”, como resumiu o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Sérgio Dias, na conferência de imprensa de apresentação oficial da prova que arranca às 13h45 deste sábado (26 de Março).
Para o vereador do desporto da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Carmo, o evento confirma o município “como destino de excelência para a prática do desporto”.
A 20ª edição do Triatlo Internacional de Quarteira – Professor Carlos Gravata marca um percurso de trabalho conjunto de vários parceiros que não têm faltado à modalidade. Para o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, “é um orgulho ver esta prova afirma-se desta maneira, mas significa também uma enorme responsabilidade para que possamos continuar a trabalhar, cada vez mais, no sentido de criar todas as condições para que estes atletas venham cá mais vezes durante o ano”.
Combater a sazonalidade é um dos objetivos definidos por Carlos Carmo e os resultados estão à vista. “Já se notam muitos atletas a estagiar nesta cidade à beira-mar plantada. Esse é um dos nossos grandes objetivos, a promoção deste território como destino de excelência para a prática do desporto”, detalhou o responsável camarário durante a conferência de imprensa.
A verdade é que os resultados estão à vista e o testemunho foi dado por Susana Modesto, diretora comercial do Dom José Beach Hotel, um parceiro de sempre: “A prova tem um enorme impacto para o hotel e para a freguesia em época baixa, porque movimenta muito a freguesia em termos de alojamento e restauração”, explicou
O triatlo internacional de Quarteira arranca este sábado, às 13h45, com a prova da Taça da Europa de elites femininas. Quando forem 16h30, é a vez dos homens. Para domingo está marcada a Taça da Europa Júnior (8h45 e 10h) e mais uma edição da Taça de Portugal.