Parte integrante do programa Olímpico desde 2000 o Triatlo apresentou-se ao longo dos anos como uma das modalidades mais carismáticas em competição. Sydney foi palco da primeira edição daquela que é reconhecida por muitos como a mais dura prova dos Jogos Olímpicos. Passados 12 anos, Londres recebeu centenas de milhares de espectadores que preencheram os percursos da cidade enquanto assistiam às provas de Triatlo. Um percurso que acompanhou o ritmo de crescimento da modalidade a nível mundial e que confirmou a decisão de tornar a nossa modalidade Olímpica.
Ao longo das quatro edições já realizadas, Portugal foi representado por um total de quatro atletas. Número que aumenta para seis já na edição deste ano. Vanessa Fernandes foi porta-estandarte de Portugal neste caminho Olímpico tendo sido o primeiro nome a representar o nosso país. Estreou-se em Atenas2004 e, com apenas 18 anos, alcançou um excelente 8º lugar na competição feminina, oferecendo a Portugal um top10 na primeira participação em Jogos Olímpicos. Apesar de ter sido uma excelente primeira experiência Olímpica para a Vanessa e para Portugal, a jovem triatleta de Perosinho ambicionava muito mais. Continuou a trabalhar e o resultado foi demonstrado perante o mundo.
Pequim2008 ficou na história da participação lusa em Jogos Olímpicos de Verão através da conquista da medalha de Prata de Vanessa Fernandes. Aquela que é a primeira e única medalha para Portugal nesta modalidade mas que inclui o país no restrito lote de medalhados em Jogos Olímpicos. Contudo as olimpíadas de Pequim também ficaram marcadas pelo facto de Portugal, pela primeira vez, conseguir fazer-se representar com mais do que um atleta. Bruno Pais e Duarte Marques conquistaram o direito de representar o seu país na maior competição desportiva do mundo e ficaram para a história da modalidade, em Portugal, como os primeiros triatletas olímpicos masculinos. Uma experiência positiva que culminou com 17º lugar conquistado por Bruno Pais e o 45º de Duarte Marques.
As olimpíadas de Pequim ajudaram a dinamizar a modalidade em Portugal. Uma medalha olímpica e o facto de sermos representados por três triatletas em duas frentes foi fator determinante na motivação, ambição e notoriedade da modalidade no panorama Nacional e Internacional. Nesse sentido, novos talentos emergiram na modalidade e em 2012 a representação masculina portuguesa obteve o seu melhor resultado de sempre. João Silva, na sua primeira participação olímpica, foi combativo na liderança da competição e conquistou um lugar no top10 tendo sido 9º classificado. Bruno Pais foi 41º na sua segunda experiência olímpica.
Portugal tornou-se mais ambicioso depois das edições de Pequim e Londres e consolidou a sua presença como uma das mais fortes nações em competição. Os Jogos Olímpicos voltaram assumir nova edição, Rio2016, e voltaram a ser históricos para a modalidade em Portugal. Pela primeira vez Portugal qualificou-se entre as oito nações mais fortes do mundo e conquistou o direito de se fazer representar por três atletas na competição masculina. Feito que consolidou a qualidade e competitividade dos nossos triatletas na realidade desportiva Internacional.
Rio2016 receberá, ao lado de João Silva, dois estreantes lusos. João Pereira e Miguel Arraiolos conquistaram o direito de estar entre o exclusivo lote dos melhores triatletas do mundo. O trio histórico Nacional apresenta-se como uma das equipas mais fortes que representaram Portugal em Jogos Olímpicos e esperamos que se façam valer da qualidade que lhes permitiu lá chegar.
Londres2012 ficou marcado pela confirmação da modalidade enquanto espetáculo digno de Jogos Olímpicos. Centenas de milhares de espectadores assistiram às provas e encheram as ruas da capital londrina para a disputa das provas de triatlo. O desafio, a competitividade, a proximidade com o público, a emoção e admiração pelo esforço demonstrado por todos os triatletas, fazem desta modalidade uma das mais carismáticas do maior evento desportivo do mundo. Nesse sentido acreditamos que as olimpíadas do Rio de Janeiro representem a mesma tendência e que o triatlo ocupe, uma vez mais, lugar de destaque.