No dia 25 de agosto realizou-se o Régua Douro Triatlo que incluiu provas de média distância, standard e sprint.
Na média distância realizou-se o Campeonato Nacional Individual, o Campeonato Nacional de Grupos de Idade, Campeonato Nacional de Paratriatlo e o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo.
O tempo no dia da prova não ajudou, com muita chuva no início da competição que contou com um bonito percurso passando pelo Peso da Régua, Lamego e Armamar. Passando a trovoada e a chuva, o calor fez-se sentir…
No Campeonato Nacional Individual de Média Distância, Vanessa Pereira, do CNATRIL Triatlo, foi a atleta mais rápida em prova, conquistando o título de Campeã Nacional de Triatlo de Média Distância com o tempo de 04:46:34.
A triatleta do CNATRIL tinha como objetivo estar presente no Campeonato Nacional, apesar das reservas em relação ao segmento da corrida, por causa da prova longa em Roth. «A prova correu muito bem, tendo em conta que depois do Challenge de Roth que realizei há cerca de um mês fiquei condicionada no segmento da corrida», explica Vanessa Pereira.
A Campeã Nacional está muito satisfeita com o título e principalmente por se ter sentido bem nos três segmentos, sobretudo na corrida. «Realizei um bom segmento de ciclismo o que me permitiu não ter de puxar muito na corrida e terminar nas melhores condições. Desta forma, posso rapidamente voltar aos treinos e participar no Campeonato da Europa de Longa Distância, que se realiza dia 14 setembro.»
Além do Campeonato da Europa, Vanessa espera também marcar presença no IRONMAN 70.3 em Cascais no dia 29 de setembro e ‘terminar com um belo sorriso tão esperada prova’.
Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, foi vice-campeã Nacional, com a marca de 04:52:14. Hanna de Sousa, do Estoril Praia Credibom, fechou o pódio absoluto feminino com 05:03:20.
Na competição masculina, João Ferreira repetiu a proeza do ano passado, sagrando-se tri-campeão nacional individual desta distância. O triatleta do Estoril Praia Credibom passou a meta em primeiro lugar com 04:01:18.
«Fico muito satisfeito em revalidar o título, conquistando-o pela terceira vez. Além de que também vencemos por equipas, não podia ter corrido melhor», afirma João Ferreira.
Na segunda posição ficou o seu colega de equipa Rafael Domingos, com 04:08:56. João Bragadeste, do Clube Praças da Armada, alcançou o terceiro lugar com 04:14:50.
Estoril Praia Credibom faz dobradinha
A equipa do Estoril venceu a prova masculina com os triatletas João Ferreira, Rafael Domingos e Filipe Marques com 04:19:31.
Na segunda posição ficou o Clube Natação Colégio Vasco da Gama com Nuno Rodrigues, com 04:15:26, Bruno Santos com 04:21:59 e Eduardo Mourato com 04:26:17.
O OutSystems Olímpico de Oeiras alcançou o terceiro lugar com Gonçalo Santos que fez a marca de 04:21:28, Jorge Duarte com 04:23:48 e Rui Narigueta que concluiu a prova em 04:29:50.
A prova feminina foi ganha por equipas também pelo Estoril Praia Credibom com Hanna de Sousa, que fez o tempo de 05:03:20, Priscila Gonçalves com 05:26:05 e Ana Barreto que passou a meta com 06:13:47.
Na segunda posição ficou o Clube Oriental de Lisboa, com as atletas Fernanda Santinha, que fez o tempo de 05:32:24, Maria Sousa com 05:44:00 e Sara Colaço com 05:54:18.
Rodrigo Baltazar, treinador do Estoril Praia, revelou-se muito satisfeito com os resultados: «Foi um dia fantástico para a nossa equipa. Melhor seria mesmo impossível. Sabíamos que se ganhássemos no setor masculino, garantíamos o título nacional sem precisar de pontuar na última etapa de Vilamoura, e assim aconteceu, com uma prova incrível por parte de todos os nossos atletas.» Baltazar afirma que este era o grande grande objetivo da época, já que era um título que estava a escapar por pouco. «Conquistámos também a vitória na prova feminina, os dois primeiros lugares absolutos, cinco vitórias nos grupos de idade e mais um pódio. O treinador elogia também a organização: «A prova contou com uma fantástica organização, foi notório o esforço para fazer deste triatlo uma grande festa a juntar ao percurso fabuloso: a natação é linda, o ciclismo parece de postal e a corrida junto ao rio ajuda o público a estar sempre próximo dos atletas, o que é óptimo!»
José Freire, do Sporting Clube de Portugal, conquistou o título de Campeão Nacional de Paratriatlo na categoria, PTS5, com 05:07:05. Luis Ferreira, do Clube de Triatlo de Viseu, foi Campeão Nacional na categoria PTWC2 com 06:41:37.
A próxima etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo é dia 27 de outubro em Vilamoura. Boa sorte a todos e muitos parabéns aos atletas e clubes presentes.