Neste Sábado realizou-se o XXXII Triatlo de Peniche, competição em que se disputou o Campeonato Nacional de Grupos de Idade e o Campeonato Desporto Universitário. Vasco Pessoa e Ana Filipa Santos, ambos do C.D. ” Os Águias” de Alpiarça, venceram em absolutos.
Na classificação da prova aberta, na distância de Super Sprint, Tiago Fonseca e Duarte Brás ficaram em 1º e 2º lugar respetivamente, ambos do Garmin Olímpico de Oeiras. Vasco Vilaça, atleta do Teleperformance – “Os Belenenses” fechou o pódio.
Tiago Fonseca
“A partida foi boa. Trabalhámos em grupo no ciclismo. A corrida começou por ser lenta, mas o Duarte atacou antes da ponte, e no final fiz um sprint até ao fim. Representei os juniores em Quarteira e agora quero tentar de novo.”
Duarte Brás
“A prova correu muito bem. Na natação consegui sair na frente, ainda trabalhei um pouco com o Miguel da minha equipa, mas fomos apanhados. Na corrida, mantive-me no grupo da frente, no final tentei atacar, mas o Tiago esteve mais forte e ganhou.”
Vasco Vilaça
“A natação correu um bocadinho mal, depois no ciclismo consegui apanhar o grupo da frente e na corrida aguentei o grupo , tentei no final sair , mas estive doente o que condicionou o meu treino e não consegui. O objetivo é o Campeonato da Europa de Youth e Juniores.”
No setor feminino, as vencedoras foram Gabriela Ribeiro do Alhandra Sporting Club (1º Lugar), Mafalda Costa do Garmin Olímpico de Oeiras (2º Lugar) e Carolina Serra do Clube de Natação de Torres Novas.
Gabriela Ribeiro
“A prova correu bem. O meu objetivo deste ano é ir à selecao nacional, quero mesmo conseguir e ando a trabalhar para isso. A natação foi fácil e mesmo com a água fria, consegui sair à frente. No entanto, estava com um pouco de medo em relação a esta prova porque o meu pior segmento é o ciclismo e nesta prova o ciclismo é um pouco duro, mas mesmo assim consegui aguentar com as minhas colegas até ao parque de transição. A corrida foi pensar e acreditar.”
Mafalda Costa
“A natação foi tranquila e mesmo não tendo saído em primeiro, consegui integrar o grupo da frente o que me permitiu, com uma boa transição, sair em terceiro do parque com mais 3 atletas. Trabalhámos juntas no ciclismo e foi fácil alcançarmos a primeira atleta. Para a segunda transição, encaixei me bem no grupo e cheguei ao parque em primeiro. Na corrida senti algum desgaste mas consegui realizar quase todo o percurso com outra atleta. Quando faltavam cerca de 200m para a meta a Gabriela esteve mais forte e eu não consegui responder. Agora há que trabalhar porque Quarta feira há mais.”
Carolina Serra
“Uma natação rápida como é normal onde tentei encaixar no primeiro grupo. No ciclismo notei um grande desgaste derivado ao vento e ao percurso irregular e comecei a corrida com o intuito de dar o máximo. Não consegui correr no meu melhor mas dei tudo até ao fim”.
Esta foi uma prova de observação para o Campeonato da Europa Youth, onde os atletas mais jovens, deram tudo para mostrar o seu valor e poderem integrar a Seleção Nacional.
No Campeonato Nacional de Grupos de Idade, que se disputou na distância Sprint, Vasco Pessoa venceu com o tempo de 01:00:55, seguido de Tiago Leão do Nutrimania Sports Nutrition/Amorense em 01:01:24 e de Rafael Domingos do Sport Lisboa e Benfica, que concluiu em 01:01:29.
Vasco Pessoa
“Foi uma boa prova, sai a nadar e quando cheguei à primeira bóia estava na frente. Entretanto sem querer tive que puxar na natação e fiz uma transição forte. Isolei-me com o atleta do Garmin , José Felicio, tentámos puxar mas ele não conseguiu ajudar. No final da primeira volta, decidimos esperar pelo grupo e uma vez no grupo, resguardei-me. Entretanto na última volta, o Gil atacou, fui com ele e cheguei na frente com cerca de 15 segundos para o grupo. Fiz mais uma transição forte e geri a corrida até ao fim.”
Tiago Leão
“Esta prova era mais uma prova de treino porque vim a semana passada da Áustria. Hoje optei por uma tática diferente, tentei começar a natação que é o meu pior segmento, mais rápido e consegui sair no grupo da frente. Apanhei o primeiro grupo de ciclismo , foi muito fácil, pois os atletas iam todos a controlar-se e ninguém queria puxar. Na corrida foi controlar os adversários e acabar no segundo lugar.”
Rafael Domingos
“A natação correu-me bastante bem e no ciclismo foi tentar reduzir o tempo para os primeiros, o que conseguimos logo na primeira volta. Nas últimas duas voltas, resguardei-me o máximo possível para fazer a diferença. Na corrida dei o meu melhor, mas só consegui o terceiro lugar.”
Relativamente ao setor feminino, o pódio foi dominado pelas atletas do C.D. ” Os Águias” de Alpiarça, Ana Filipa Santos (1º lugar) com o tempo de 01:05:39. Andreia Ferrum (2º lugar) terminou com o tempo de 01:06:06 e Luísa Condeço (3º lugar) concluiu a sua prova em 01:06:11 .
Ana Filipa Santos
” Correu melhor do que estava à espera , não vinha com muita confiança. Tenho estado parada com alguns problemas físicos na minha anca esquerda, que não me tem possibilitado correr. Estou praticamente há 4 semanas parada, mas acho que em prova as dores têm que desaparecer e temos sempre de dar o melhor de nós. Foi isso que fiz. Fiz uma prova de trás para a frente como é habitual em mim, mas nadei melhor, vim sempre encaixada num grupo com quatro homens sempre a revezar comigo e acabámos por ganhar algum tempo para a frente. Depois na corrida foi esquecer as dores e corri o máximo que consegui, que me deu a vitória, o que é muito bom. Sei que esta é uma prova de observação para seleção do Campeonato da Europa e espero merecer a confiança do Selecionador para ser uma das convocadas.”
Andreia Ferrum
“A prova correu bem. A natação foi um pouco confusa, não estava à espera que a partida fosse em simultâneo com os homens , mas correu bem, saí num grupinho bom. Na bike juntámo-nos cerca de nove e dez atletas incluindo eu e a Luisa. Conseguimos trabalhar bem e fazer com que nenhuma das outras atletas nos apanhasse. Na corrida acabou por ser um pouco a gerir, senti-me melhor na segunda volta, visto que venho de uma recuperação de lesões simultãneas, mas acho que correu bem e foi positivo.”
Luisa Condeço
“A natação correu bem, foi muita gente o que complica. É sempre mais fácil quando as partidas são separadas, mas acabou por correr bem, saí um pouco atrás da Andreia e da Helena, mas deu para formar um grupo no ciclismo logo à saída do parque. Eu e a Andreia conseguimos acompanhar o grupo dos homens , o que nos facilitou imenso o trabalho. Foi um ciclismo duro, deu para chegar já muito cansada à corrida e depois foi dar tudo o que tinha.”
Ficaram em 1º lugar no Campeonato de Desporto Universitário, os atletas Vasco Pessoa e Ana Filipa Santos ambos do IP de Santarém. Em 2º lugar , os atletas Luís Pedro Lopes de Sousa Ferreira da AEFMH e Liliana Pereira Alexandre do AEFFUL. Gil Moreira Maia da U.Porto e Sofia Hipólito AEFA fecharam o pódio desta competição.
Consulte todos os resultados!