Vasco Vilaça passou muito tempo com uma lesão o que o condicionou principalmente na corrida, mas esta prova serviu também para perceber que essas limitações desapareceram. Depois de perder algum tempo na segunda transição e também muitas posições, Vilaça conseguiu ultrapassar muitos triatletas na corrida (de um triatlo sprint), alcançando um brilhante 5º lugar. «Depois de muitos meses lesionado e com limitações na corrida consegui finalmente voltar a estar entre os melhores corredores. Estou feliz com a minha prestação hoje e agora sei quais são os detalhes que tenho que trabalhar até ao Campeonato do Mundo» conclui o triatleta.
Na posição mais alta do pódio ficou o inglês Morgan Davies, com 00:51:19, o segundo classificado foi Lars Pfeifer, da alemanha, com 00:51:38 e em terceiro ficou o italiano Matthias Steinwander, com 00:51:45.
Segue-se para Vasco Vilaça a última etapa do Campeonato do Mundo de Juniores em Gold Coast, que irá decorrer entre 12 a 16 de setembro, com perspetiva de um excelente resultado, já que o triatleta alcançou o segundo lugar em 2017.