Vasco Vilaça é o novo Campeão da Europa no escalão Youth. O jovem triatleta do Teleperformance – Os Belenenses mostrou mais uma vez qualidade frente à concorrência internacional e venceu a competição que se disputa em Tiszaújváros, Hungria. Depois de se ter qualificado para a final da competição através de uma vitória na meia final, confirmou ser um dos favoritos à conquista do título europeu. Matthew Willis (GBR) e Romaric Forques (ESP) completaram o pódio final da classificação masculina em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Esta vitória representa o culminar de excelentes indicadores e prestações de Vasco Vilaça. O jovem triatleta conta com duas vitórias na Taça da Europa de Triatlo esta temporada e alcançou o 4º lugar no Campeonato da Europa no escalão Júnior que se disputou em Lisboa.
Guilherme Pires também esteve em destaque tendo conseguido um lugar na final masculina da competição. O triatleta do Clube de Triatlo do Fundão classificou-se em 8º lugar na meia final disputada sábado e fez dupla com Vasco Vilaça na final onde alcançou o 26º lugar. Tiago Fonseca, Clube Olímpico de Oeiras, foi 11º na meia final e José Vieria, Clube de Natação de Torres Novas, foi 14º. Ricardo Batista, Clube de Natação de Torres Novas, não terminou a prova da meia final.
A competição feminina também ficou marcada por boas prestações das nossas atletas. Gabriela Ribeiro foi a única representante nacional na final onde repetiu a marca alcançada nas meias finais tendo sido 6ª classificada. Sif Madsen (DEN) foi a grande vencedora da competição e Beatrice Mallozzi (ITA) e Delia Sclabas (SUI) foram segunda e terceira classificadas, respectivamente.
Apesar de não terem conseguido classificações que lhes tenham permitido chegar à final as triatletas portuguesas que disputaram as meias finais conseguiram lugares entre o Top20. Joana Miranda, Clube de Natação de Torres Novas, foi 13ª, Mariana Vargem, Ludens Machico/Máxima Dinâmica, 14ª, Rita Fardilha, Rio Maior Triatlo, 16ª e Margarida Lopes, CNCVG, 18ª.
O Campeonato da Europa de Youth disputa-se até amanhã, dia 5, em Tiszaújváros, Hungria. Neste momento Portugal apresenta-se como uma forte nação para a disputa dos lugares cimeiros da competição por estafetas que terá lugar amanhã e que contará com 23 nações inscritas.
As classificações obtidas pelos nossos valores nacionais confirmam uma renovação de gerações de talentos e motiva o trabalho para a obtenção de mais e melhores resultados internacionais.