A nata do triatlo mundial alinha este fim de semana, dia 05, em Edmonton (CAN) para a penúltima etapa do circuito do campeonato do mundo. As provas serão disputadas na distancia sprint (750m – 20km – 5km) e será aqui que as diferenças se poderão vir a fazer. Tanto a prova das senhoras como a dos homens vão ser disputadas domingo à tarde (locais), sendo que em Portugal transmissão deverá ser, nos respectivos canais normais, apenas a partir da meia noite.
O tiro de partida será dado primeiramente para a prova de elite feminina. Desta feita, dado a não participação das 4 primeiras classificadas no ranking WTS, vamos poder ver uma start list mais fraca em relação a outras provas do calendário. Ainda assim é de esperar uma competição muito intensa pelo pódio tendo em conta que um significativo número de atletas inscritas já fez podios neste circuito ainda este ano. De frisar nomes como Klamer, Holland, Duffy, Moffatt, Stanford e mesmo Jenkins que apesar de vir de lesão será sempre uma atleta a ter em conta.
No que respeita à participação nacional, para esta prova vamos ter, num excelente estado de forma, a Melanie Santos. Vinda de estágio em altitude e somando 2 resultados bastante positivos e consecutivos em provas internacionais a Melanie encontra aqui mais uma oportunidade para mostrar o seu valor e somar pontos para o ranking internacional.
Na prova de elite masculina vamos ter um cenário um pouco diferente. Pelo menos no que diz respeito aos principais candidatos ao pódio final do circuito, neste momento dominado por 3 espanhóis mas com a consciência de que as coisas podem mudar já este fim de semana. A principal ameaça ao lugar de Javier Gomez (1º ranking WTS) vem diretamente do seu conterrâneo Mario Mola. Mola já assumiu ser o corredor mais rápido no circuito pelo menos no que toca a etapas na distância sprint. Sendo que na eventualidade de sair no grupo principal para a corrida a prova poderá ter um destino final que atrapalhe bastante as contas de Gomez. As outras duas grandes ameaças às posições do pódio no ranking WTS vêm sob a forma de Vincent Luis e de Richard Murray. Ambos encontram-se perto do 3º classificado Fernando Alarza e têm vindo a demonstrar excelentes prestações em provas de distancia sprint. De reforçar a vitória e o segundo lugar para Vincent Luis em Hamburgo e Abu Dhabi, respectivamente.
No que toca à participação Nacional podemos deixar, positivamente, tudo em aberto para o que pode vir a acontecer. Não será de todo descabido esperar para ver as nossas cores na disputa pela competição uma vez que João Pereira vem de um excelente 2º lugar em Estocolmo e João Silva com um 2º lugar nos Jogos Europeus (Baku 2015) e com a sua melhor prestação este ano no circuito a ser em Abu Dhabi, também em distância sprint, com um 4º lugar. Miguel Arraiolos também vai alinhar a partida e, como os seus colegas de seleção, vem de uma preparação específica em altitude e procurará aqui somar pontos para continuar a subir no ranking e cimentar a sua posição para a qualificação olímpica. Assim, temos reunidos indicadores de que as coisas podem correr bem para o lado da representação portuguesa a uma etapa do final.
Também em competição, mas numa etapa da Taça da Europa de Triatlo em Constanta-Mamaia (ROU) vão estar presentes o Alexandre Nobre e Felipe Azevedo. A prova vai ser disputada no mesmo dia, mas em distância Standart (1,5km – 40km – 10km) e o objectivo dos nossos dois atletas será a disputa pelos pontos ITU.
As emoções, para quem vibra com o triatlo, são garantidas este Domingo e vamos estar todos a torcer pelas nossas cores.