Realizou-se esta noite de domingo, no horário nacional, em Edmonton (CAN) a penúltima etapa do circuito do campeonato do mundo de triatlo (WTS). Esta prova foi um último teste para a finalíssima de Chicago e foi disputada na distância sprint (750m – 20km – 5km). A competição ficou marcada pelas condições meteorológicas adversas que levaram ao limite um grande número de atletas e em muitos casos a saídas de competição.

A competição feminina foi vencida por Vicky Holland que, no último segmento da prova (corrida) conseguiu imprimir o seu próprio ritmo sob a concorrência e deixar imediatamente para trás Flora Duffy e Gillian Backhouse, sendo estas segunda e terceira classificadas respectivamente. No entanto no que toca ao pódio provisório do campeonato do mundo não houve qualquer alteração e continuamos a olhar para uma hegemonia do Estados Unidos com Jorgensen, Zaferes e True.

Nesta penúltima etapa importa frisar, mais uma vez, o desempenho irrepreensível da Melanie Santos. A atleta portuguesa encontra-se num momento de forma brilhante e de prova para prova tem vindo a conseguir demonstrar um impressionante escalar de resultados. Terminou e competição no 19º lugar e fez o seu primeiro top 20 da carreira em provas do circuito do campeonato do mundo de triatlo.

Na prova masculina, no que toca a condições meteorológicas, podemos dizer que as coisas se mantiveram difíceis. A vitória saudou a Richard Murray seguido de perto por Javier Gomez e Mario Mola que fizeram segundo e terceiro lugar respectivamente. Como é normal numa prova de distância em formato sprint, os atletas deixaram tudo por decidir nos últimos kms e foi aí que se fizeram sentir as diferenças. No final as declarações foram unanimes em afirmar que foram as condições meteorológicas que tornaram esta etapa uma das mais difíceis de ultrapassar da temporada.

No que tocou à representação nacional podemos ficar bastante satisfeitos com a prestação do Miguel Arraiolos. Vindo do estágio de preparação em altitude e não tendo competido em Estocolmo, tendo sido a sua última competição internacional há precisamente um mês, vem a Edmonton com o objectivo de não só amealhar importantes pontos para o ranking como de afinar a condição física e momento de forma para a finalíssima de Chicago. Destronou a sua concorrência direta e, fruto de um excelente segmento de corrida, acabou 14º classificado, sendo esta a sua segunda melhor classificação em provas do campeonato do mundo e deixando em aberto mas com expectativa aquilo que podemos esperar da sua performance em Chicago. Em prova estiveram também João Pereira e João Silva que acabaram por abandonar a competição por dificuldades sentidas devido às rigorosas condições meteorológicas.

Ainda ontem, foi disputada mais uma etapa da Taça da Europa de Triatlo em Constanta-Mamaia (ROU) onde Filipe Azevedo conseguiu estar em boa forma e cumpriu um dos seus objetivos de amealhar mais pontos para o ranking ITU. Garantiu um excelente 4º lugar na competição e Alexandre Nobre foi 18º classificado.

Mais um fim de semana em que as cores nacionais estiveram ao mais alto nível e muito bem representadas. Aguardamos agora pela última etapa do circuito do campeonato do mundo, a disputar em Chicago nos dias 18 e 19 de setembro.