O Cartão Branco é um projeto abraçado por várias federações e entidades cujo objetivo é reconhecer, destacar e recompensar comportamentos eticamente relevantes por praticantes, treinadores, dirigentes e outros agentes envolvidos na modalidade e na competição.
Desde 2018 que o Triatlo integrou este projeto, com efeitos práticos a partir da época 2019, sendo os árbitros os responsáveis por apresentar o Cartão Branco como reconhecimento de comportamentos éticos em competições no Triatlo, sem número limite de apresentação.
As contagens das apresentações do Cartão Branco ao longo da época desportiva será fator de atribuição dos seguintes prémios na Gala do Triatlo no final da época:
– Prémio FairPlay Individual Jovem;
– Prémio FairPlay Equipa Jovem
Alguns comportamentos que podem justificar a atribuição do Cartão Branco:
O Treinador quando se verifiquem ações que o justifiquem tais como:
Respeito, em todos os momentos, e de modo igual, pelos seus atletas e adversários;
Incentivo aos atletas e adversários sempre que necessitem;
Respeito pelos restantes treinadores, espectadores, etc.;
Humildade e simplicidade na vitória.
O Atleta quando se verifiquem ações que o justifiquem tais como:
Pedido de desculpa em caso de condutas impróprias;
Repor a verdade quando esta não estiver clara ou quando houver enganos e assumir outras atitudes benéficas à competição, atletas, treinadores, etc.
Apoio a outros atletas quando estes necessitem.
O Público quando se verifiquem ações que o justifiquem tais como:
Manifestar um relacionamento saudável pessoal e desportivo entre si e com os demais agentes desportivos;
Apoiar de forma positiva e com fair play todos os atletas.
O Papel dos Pais é fundamental
Os pais têm um papel fundamental na criação de um ambiente positivo, principalmente entre os atletas mais jovens, desempenhando uma função essencial de mediação das situações desportivas, constituindo-se como um importante modelo e referência do bom comportamento.
Devem incentivar o fair play, respeitar os árbitros;
Devem lidar com os problemas e incidentes de forma controlada, respeitadora e profissional.
Devem incentivar o prazer na prática desportiva e que, simultaneamente, esta possa em primeiro lugar desempenhar uma função pedagógica no desenvolvimento das crianças e jovens.
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